BLOCO JECA TATU, COTIA NÃO!

De um encontro de artistas, agentes e ativistas culturais de Pindamonhangaba, que divagavam e buscavam experiências para afirmar a identidade simbólica do caipira e a sua relação com a contemporaneidade, germinou em 2018, o bloco de carnaval “Jeca Tatu, Cotia Não”.

A experiência vivenciada na brincadeira artística aglutinou músicos, entusiastas, pesquisadores e curiosos em torno do saber, preservar, divulgar e fortalecer a imagem do ser humano oriundo do interior do estado paulista, de hábitos simples, relação próxima com a natureza, Piraquara esperto, tranquilo e humilde em sua sabedoria cultural.

Entre brincadeiras carnavalescas e realizações culturais floresceu a oportunidade de ampliar essa experiência, multiplicar saberes, preservar a história e criar o Projeto J.E.C.A. – Jovens Estandartes da Cultura e Arte.
Editais contemplados, oficinas realizadas, prêmios em Festival de Marchinhas e Cortejos já fazem parte da história deste jovem Projeto.

Neste ano, o bloco vem propor um Carnaval Cultural, Criativo e Plural; com apresentação de diversas linguagens artísticas, participação ampliada de cidadãos pindamonhangabenses fazedores de arte, um espetáculo em forma de Cortejo, remontando as origens das brincadeiras de Momo, num fazer e contar história.

Os primeiros bailes de máscaras ocorreram no século XIII, na Itália, e eram festas restritas à nobreza. A festa ganhou as ruas com o surgimento da Commedia dell’arte (teatros improvisados) nas cidades italianas durante o período do Renascimento. Em Florença foram criadas canções para acompanhar os cortejos que também contavam com carros decorados chamados trionfi.
https://tecnosenior.com/qual-e-a-origem-do-carnaval/

Segundo informações dos fundadores do grupo, o calendário municipal de Cortejo de Blocos Carnavalescos trará uma comissão de frente cênica, uma banda que executará arranjos e marchinhas próprias, a viola e uma fanfarra que complementará a batucada e como convidado especial teremos nosso “Mestre da Cultura de Pindamonhangaba” – Nena da Viola.

O bloco ainda salientou que essa soma de talentos quer ressignificar a apropriação das ruas que acontece nos Carnavais. Não apenas um “carne vale’, mas um equilíbrio entre: preservação cultural, pertencimento, cidadania, encantamento e originalidade.

A ideia é mesclar ritmos e somar representatividade!!!
O bloco estará participando do Festival de Marchinhas e do Carnaval
AGENDA

DIA 11/02
ENSAIO GERAL NO FESTIVAL COMIDA DE BOTECO – SOS PINDA
Local: Shopping Pátio Pinda
Horário: 16h às 19h

DIA 17/02
ENSAIO GERAL
Local: Travessa Rui Barbosa, Centro
Horário: 18h às 22h

DIA 18/02
CarnaTodos!
Bloco Jeca Tatu, Cotia não!
Local: Rua Ver. Alberto Fernandes Machado, Jardim Boa Vista
Horário: 17h às 22h
DIA 19/02
Cortejo Oficial
Bloco Jeca Tatu, Cotia não!
Local: Praça do Quartel
Horário: 16h às 17h30h

DIA 20/02
THE HOP
Local: Av. Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, 1984
Horário: 15h às 17h.

Cortejo Oficial
Bloco Jequinhas!
Local: Praça do Quartel
Horário: 17h às 18h

Carnaval do Beco
Bloco Jeca Tatu, Cotia não!
Local: Capitão Alfredo Cesar, (Rua sem saída – Sabesp)
Horário: 18h às 22 h.

  • manufotovideo