Bom Prato serve um milhão de refeições gratuitamente para pessoas em situação de rua

Restaurantes populares servem sopa complementar nos jantares frente às baixas temperaturas

Desde maio de 2020, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, oferece alimentação de qualidade e balanceada pelos restaurantes Bom Prato aos mais vulneráveis visando garantir a segurança alimentar desta população, durante a pandemia da Covid-19. Medida inédita, em programa de 20 anos, já distribuiu mais de 1 milhão de refeições gratuitamente para pessoas em situação de rua em todo o Estado, além de receber o prêmio Partner of the Year Award 2021 na esfera Global e Latina América da Microsoft.
“O Governador João Doria não mede esforços para garantir a proteção social das pessoas em maior situação de vulnerabilidade social, sendo que já investiu cerca de R$ 1 bilhão para a ampliação de programas e novas ações de segurança alimentar no combate à fome durante a pandemia”, diz Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.
Desde o início da pandemia de Covid-19, as 59 unidades Bom Prato realizaram em 24 horas diversas adaptações e ampliação no serviço, passando a ofertar café da manhã, almoço e jantar em embalagens e talheres descartáveis para retirada, inclusive aos finais de semana e feriados. Este aumento de 60% na cota mensal da rede popular, já soma mais de 46,1 milhões de refeições servidas a toda população em vulnerabilidade social, sendo 1 milhão gratuitamente para às pessoas em situação de rua.
A prestação do serviço para a população em situação de rua contou com solução inovadora, leitura de um QR Code em cartões distribuídos pelos municípios, verificando o cadastramento e identificação, otimizando o atendimento. Em julho de 2021, a iniciativa recebeu duplo reconhecimento internacional na categoria Governamental na esfera Global e Latam, o prêmio Partner of the Year Award 2021, da Microsoft, dentre mais de 4.400 indicações coletadas em mais de 100 países diferentes em todo o mundo.
Este mês, 13 unidades passam a servir sopa nos jantares para complementar a refeição, aquecendo a população em maior vulnerabilidade. Ao todo, são servidas 4 mil sopas diariamente nos restaurantes do Brás, Itaquera, Lapa, São Mateus, Perus, Capão Redondo e Santana, na Capital, e nos municípios de Campinas, São José dos Campos, Taubaté, Ferraz de Vasconcelos, Taboão da Serra e Itapevi.