Bonés são arrecadados para homens na campanha Novembro Azul

O CRCSP – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – está com a campanha em Pindamonhangaba para conscientizar os homens sobre o câncer na próstata. Dia 17 de novembro é considerada o Dia Mundial da doença e as ações de conscientização estendem-se por todo o mês.
De acordo com a delegada regional de Pindamonhangaba, Denise Monteiro, bonés estão sendo arrecadados para serem doados a entidades que atendem pacientes com câncer. A delegacia em Pindamonhangaba está localizada na rua Eugenio Siqueira Salgado, 140, bairro do Bosque (atrás do Posto Guerreiro). Vale ressaltar que a campanha para a arrecadação de lenços às mulheres, referente ao Outubro Rosa, continua simultaneamente.
De acordo com uma pesquisa sobre incidência de câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), estima-se que haverá 61.200 novos casos de câncer de próstata, somente em 2016. Este é o tipo de câncer mais comum entre homens no país, sendo superado apenas pelos tumores de pele não melanoma.
A SBU – Sociedade Brasileira de Urologia – alerta que 51% dos homens nunca foram ao urologista. Esse dado é alarmante se considerarmos que o diagnóstico precoce do câncer de próstata é essencial para o tratamento curativo. Se o caso for diagnosticado logo no início, as chances de cura ficam em torno de 90%. Por isso, o ideal é que sejam realizados exames anuais a partir dos 50 anos de idade.
A SBU menciona como fatores de risco a obesidade, sedentarismo, histórico familiar, alimentação inadequada (à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos), raça (maior incidência em negros) e idade (62% dos casos aparecem em homens a partir dos 65 anos de idade).
Alguns sintomas de câncer de próstata são: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda no estado geral, insuficiência renal e dores fortes no corpo. Como esses sintomas só aparecem nos casos avançados, os exames anuais são fundamentais para diagnóstico precoce.