Cadastramento para o SUS é intensificado a partir do dia 9, em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba alerta a população sobre a importância do cadastramento dos moradores no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da próxima segunda-feira (9), as unidades de saúde do município estarão intensificando essa ação junto à comunidade.
Segundo a Secretaria de Saúde do município o objetivo é atingir o maior percentual possível de cadastro dos atuais 168 mil habitantes da cidade e enfatiza que somente os moradores de Pindamonhangaba deverão fazer o cadastro pois a comprovação de residência é obrigatória.
Com a reestruturação do Ministério da Saúde, é necessário atualizar as informações da Atenção Básica em todo o país e assim garantir total acesso da população aos serviços de saúde. O cadastramento também servirá como parâmetro para as transferências de recursos da União para a Prefeitura.
“Pedimos que todos os munícipes que ainda não fizeram o cadastramento que procurem imediatamente nossas unidades”, ressaltou a secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo.
O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do SUS e onde ocorre a vinculação de cada usuário ao município de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde.
A partir do cadastramento e da emissão do Cartão, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde, oferecendo, assim, novos recursos para a auditoria e o combate às fraudes.
O cadastro familiar é uma ferramenta fundamental para a equipe da unidade de saúde porque é a partir dele que se define a população que, organizada socialmente em famílias, se vinculará a cada equipe de saúde da família.

Como se cadastrar?
O munícipe deve comparecer até a unidade de saúde próxima de sua residência e levar os seguintes documentos: cópia do RG/CPF/CARTÃO SUS de todos os moradores da residência, cópia do comprovante de endereço no nome de um dos moradores e prestar informações como número do telefone, imóvel onde reside, estado de saúde de cada morador, entre outras.
Este processo é importante para que o município tenha cadastrado junto ao Ministério da Saúde as informações reais que subsidiam o custeio dos serviços de saúde na Atenção Básica e permite o acesso dos usuários às consultas, exames e internações.
Caso o usuário não esteja cadastrado ele fica impossibilitado de fazer uso dos serviços da atenção básica e especialidade da rede pública.
“A coleta de dados é importante para que o município não perca o repasse de verbas, que serão usadas na atenção básica à saúde. Aumentar o vínculo entre o cidadão e o profissional de saúde é justamente um dos objetivos do cadastramento, o que permite conhecer as pessoas e suas necessidades de saúde, acompanhá-las e assegurar cuidado adequado”, afirmou Ana Cláudia.
Os recursos distribuídos pelo Ministério da Saúde têm como base três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, a melhora das condições de saúde da população e a adesão a programas estratégicos.

  • Créditos da imagem: Divulgação