Editorial : Campanha internacional tenta atrair turistas

Recentemente editoriamos sobre a isenção de vistos para que turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão pudessem vir ao Brasil durante o período das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Na ocasião, defendemos a ideia de que, em sua maioria, o público proveniente desses países tem potencial para incrementar o turismo nacional.

Pois bem, agora, a apenas 49 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016, uma campanha do Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo – está convidando australianos, canadenses, norte-americanos e japoneses – a visitar o Brasil. Com o slogan Brazilis open for you! (Brasil está aberto a você), a iniciativa pretende alcançar mais de 70 milhões de pessoas.

Nas redes sociais, a previsão é de que 30 milhões de usuários sejam atingidos pela campanha. “Apostamos na atual valorização do dólar e no maior poder de compra do estrangeiro no Brasil para atrair esse público e elevar a rentabilidade do setor do turismo no período da Olimpíada e Paralimpíada”, explica José Antônio Parente, presidente substituto da Embratur.

Vídeos do País irão circular por um mês na Times Square, ponto turístico mais visitado do mundo, localizado em Nova Iorque. Além disso, aeroportos dos Estados Unidos com maior fluxo de potenciais turistas foram escolhidos para a ação: Nova Iorque, Los Angeles, Atlanta e Chicago.

No Canadá, são veiculados painéis nos aeroportos internacionais de Vancouver e Toronto. Na Austrália, estão no aeroporto internacional de Sydney, e, no Japão, no aeroporto de Tóquio. No total, o potencial estimado de impactos nesses lugares é de 40 milhões de pessoas. As revistas de bordo das principais companhias aéreas dos países também foram contempladas e devem alcançar 7 milhões de passageiros.

Com a campanha da Embratur e demais ações realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a isenção aos mercados com forte tradição olímpica (Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália) pode gerar um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos.

Isso representa um acréscimo de 75 mil turistas internacionais, que devem injetar US$ 80 milhões na economia brasileira. No total de turistas internacionais esperados para os Jogos (entre 300 mil e 500 mil pessoas), a projeção é de US$ 1,7 bilhão na economia do Brasil, de acordo com a Organização Mundial do Turismo.

Mas cabe-nos também criticar o Governo. Por que não pensaram em uma ação turística forte antes dos jogos? Por que esse tipo de iniciativa acontece apenas em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas? São realizações que só ocorrem a cada quatro anos. Mas e a lacuna entre os dois eventos? E o restante do ano?

É…, temos que melhorar nosso planejamento, e muito.