Caps Infantil prepara-se para iniciar trabalho inédito em Pinda
Pindamonhangaba está bem próxima de ganhar um avanço inédito nos serviços de saúde mental. A equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, que iniciou os trabalhos nos primeiros dias deste ano, vem buscando qualificar-se para iniciar um trabalho de qualidade para a população.
Em recente visita ao município de Jundiaí (SP), os profissionais que irão atuar no Caps Infantil de Pindamonhangaba foram conhecer o trabalho executado naquela unidade, verificar o funcionamento e trocar experiências. Participaram da comitiva a Coordenadora da Saúde Mental, enfermeira Caroline Rosolen, que estava acompanhada de toda equipe, composta de duas psicólogas, médico psiquiatra, terapeuta ocupacional e assistente social.
O Centro de Atenção Psicossocial CAPS Infantil compõe a rede de atenção à saúde mental do município e é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Em Pindamonhangaba, o assunto era pauta de termo de compromisso com o Ministério Público desde 2012 sem a efetiva realização. “Na atual gestão fizemos um acordo com o MP para que esse trabalho seja implantado em duas fases. Estamos iniciando a primeira etapa e após o concurso público teremos o segundo momento para assim dar um atendimento de mais qualidade, integrando o Caps I com o Caps Adulto, Caps Álcool e Droga e o nosso ambulatório de Saúde Mental”, afirmou Mariana Freire, secretaria adjunta de Saúde.
O Caps Infantil em Pindamonhangaba ganhará um espaço apropriado e moderno e em fevereiro iniciará suas atividades na Av. Albuquerque Lins (próximo à Receita Federal). A atual equipe já vem atuando realizando triagens e primeiros contatos com os pacientes.