Carnaval: Governo lança campanha de conscientização sobre uso da camisinha
A importância do uso de preservativos durante o carnaval é o foco de campanha de conscientização lançada pelo governo federal. Com o slogan “Pare, pense e use camisinha”, a ação tem como prioridade os homens com idade entre 15 e 39 anos, grupo mais afetado pelo vírus HIV.
Durante os dias de folia, 130 milhões de camisinhas serão distribuídas gratuitamente à população de todo o País. A quantidade de preservativos masculinos enviados pelo Ministério da Saúde aos estados neste ano é 22% superior ao total entregue em 2018 (106 milhões). A pasta também repassou 9,9 milhões de sachês de gel lubrificante.
Uma das novidades para o “Carnaval 2019” é a nova identidade visual das embalagens dos preservativos, criada para atrair o público mais jovem. Ao todo, serão oferecidas 12 milhões de camisinhas com o design repaginado, escolhido por meio de concurso cultural realizado entre estudantes universitários em 2017.
Dos 30.659 novos casos de HIV registrados no País em 2017, 73% afetaram pessoas do sexo masculino. Homens com idade entre 15 e 24 anos foram responsáveis por uma a cada cinco novas ocorrências verificadas. Os dados são do último boletim epidemiológico do HIV/Aids divulgado pelo Ministério da Saúde.
Em todo o Brasil, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus HIV.