Cavalgar Equoterapia atende 150 crianças da Rede Municipal

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação garante apoio complementar a alunos com dificuldades de aprendizagem

A Cavalgar Equoterapia é uma instituição em Pindamonhangaba, que atende, atualmente, 150 crianças da Rede Municipal de Ensino, oferecendo terapias complementares que ajudam os estudantes no processo de aprendizagem e socialização.
Através da equoterapia, no Projeto Galopando Pelo Amanhã, que é é dividido em quatro módulos, os alunos atendidos são acompanhados por profissionais como pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, que dão suporte durante todo o processo terapêutico.

Segundo a coordenadora pedagógica da Cavalgar, Stefânia Apolinário Coquetti, de acordo com a avaliação dos profissionais da instituição, após encaminhamento da Secretaria de Educação, as crianças são direcionadas para um dos módulos: Culinária, onde são acompanhados por psicólogas e auxiliares; Alimentação do Cavalo, com pedagogas e auxiliares; Aproximação e Higiene do Cavalo, também com pedagogas e auxiliares; e montaria, que tem o apoio de fisioterapeutas, pedagogas, equitador e auxiliar guia. “É um trabalho com muito foco e que tem dado resultados incríveis no processo de socialização e aprendizado das crianças. O contato com os animais, a disciplina, tudo isso ajuda muito a criança com alguma dificuldade, a superar seus limites”, destaca a coordenadora.

Competições

Além do trabalho de equoterapia, a Cavalgar também prepara paratletas para competições de paratambor, uma modalidade de montaria para pessoas portadores de necessidades especiais. Atualmente, a instituição conta com três atletas federados e que vão competir, este ano, pelo Campeonato Nacional. “Essa será a segunda vez que participamos do Campeonato Brasileiro de Paratambor. Nós competimos lá uma vez e temos um campeão brasileiro. O Alexandre Porto é nosso paratleta campeão na modalidade handcap 0, voltada para cadeirantes”, conta Stefânia.

A Cavalgar Equoterapia fica na Rodovia Abel Fabrício Dias, 2195, Água Preta. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.

  • Divulgação. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como auxílio no desenvolvimento biopsicossocial
  • Divulgação. A terapia é muito importante para vários tratamentos com crianças
  • Divulgação. As competições também fazem parte do trabalho da Cavalgar