Ceap: Escolas de Tempo Integral devem ser finalizadas no 1º semestre para Araretama e Castolira
As obras essenciais para a área da educação e saúde não estão paralisadas em Pindamonhangaba. Conforme prestação de contas realizada nesta semana pela Prefeitura do município, os moradores do Araretama e Castolira deverão receber ainda neste primeiro semestre a nova unidade do Ceap (Centro de Estudos Avançados de Pindamonhangaba).
O empreendimento é o modelo para funcionamento da escola de tempo integral, uma ação inédita para a rede municipal de ensino, que beneficiará população de bairros de maior vulnerabilidade.
Ceap “Bem Viver”
Localizado na região do Araretama, o Ceap “Bem Vive”r é uma obra de ampliação da Escoal Municipal João Kolenda Lemos, que contempla 852 m² a mais de área construída, num investimento de R$ 1,5 milhão. O projeto consiste em mais nove novas salas de aula, sanitários, pátio coberto com palco e quadra poliesportiva coberta.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, lembrou que esse empreendimento estava baseado num projeto arquitetônico do governo federal aplicado nas regiões norte e nordeste, onde a temperatura é mais seca, possibilitando mais espaços abertos. “No nosso caso, a região sudeste apresenta mais incidência de chuvas, por isso para evitar esse transtorno, a obra foi pensada em ajustar o que já estava pronto”, explicou Marcela.
Segundo ela, para fazer essa correção, foi elaborada a ampliação a fim de proporcionar um ambiente educacional mais acolhedor e motivador ao aprendizado. “Trata-se de mais uma obra de qualidade que a ‘Gestão Dr. Isael’ entregará para a população”, afirmou Marcela.
CEAP Castolira
Localizado ao lado da Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira, esta unidade será ampliada em mais 880m2 e totalizará uma unidade escolar com mais de 1.600m2, com investimento de quase R$ 2 milhões.
A ampliação consiste em beneficiar a comunidade escolar com mais 6 novas salas de uso variado (sendo duas multiuso, uma brinquedoteca, uma sala de vídeo, uma sala de leitura, uma sala multimídia), sanitários, área de serviços de apoio com cozinha, sanitários, DML e refeitório, além do pátio coberto e cobertura da quadra poliesportiva existente.
“Essas novas áreas serão destinadas ao ensino integral e as crianças terão um espaço adequado para as atividades que não fazem parte do ensino regular. O desenvolvimento motor e intelectual será valorizado, pois os espaços foram projetados de forma ideal e humanizada”, afirmou o prefeito Isael Domingues.
Um novo pátio recreativo foi projetado em uma área que estava subaproveitada e a quadra existente recebeu a tão esperada cobertura, que trará mais proteção e conforto aos alunos. A estrutura construtiva do CEAP Castolira é diferenciada, porém a proposta cromática será integrada ao prédio existente trazendo unidade ao conjunto.