Censo 2022: importante para definir novas políticas públicas
O levantamento do Censo 2022 será mantido durante o mês fevereiro deste ano e o Brasil deve começar a conhecer seus resultados finais em abril, após realizar uma das maiores operações censitárias do planeta.
Toda a equipe do censo já ouviu um número considerável de pessoas em todo o país, mas muitas pessoas ainda não responderam o questionário por dois motivos: estavam ausentes de suas residências ou se recusaram a responder.
Somente em Pindamonhangaba, até dezembro de 2022, o Censo ouviu 164.932 pessoas, o que ainda não totalizou a população local. Para resolver essa questão, existe a possibilidade de ter acesso ao Disque Censo, onde pode-se responder o questionário pelo telefone 137, até o dia 20 de fevereiro, entre 8h e 21h30, todos os dias.
E porque é importante responder ao Censo?
É por meio da resposta ao questionário do Censo que se tem acesso a importantes números sobre os municípios.
Além da contagem populacional, a pesquisa traz informações sobre condições de vida, emprego, renda, saúde, educação e distribuição de renda.
Além disso, pode-se contabilizar a população e saber como é sua distribuição no território brasileiro. Esses dados são uma variável determinante para o repasse de recursos da União e dos Estados para as cidades.
E também será importante para produzir um diagnóstico sobre as condições de vida da população, buscando melhorias e novas políticas públicas. No questionário são investigadas as características de cada domicílio, a exemplo do acesso (ou da falta de) a serviços básicos — coleta de lixo, abastecimento de água, tratamento de esgoto — e de questões relacionadas às características dos brasileiros, como cor ou raça, educação, trabalho e renda.