Centro de Educação Infantil realiza “Varal da Solidariedade” e projeto de incentivo à leitura

As famílias que possuem crianças matriculadas no Cmei (Centro Educacional de Educação Infantil) Professora Olímpia Franco César, no Castolira, podem participar do projeto “Varal da Solidariedade”. As ações ocorrem todas as sextas-feiras, quando são colocadas roupas e demais materiais recebidos por meio de doações, à comunidade.

O “Varal da Solidariedade” é uma iniciativa da gestão da unidade e conta com o apoio de toda equipe e das famílias que realizam doações. A intenção é fazer com que as famílias que precisam possam retirar os objetos dos varais. Da mesma forma, quem desejar doar também poderá levar os materiais até a unidade.

Devido à pandemia muitas famílias perderam poder de compra e até emprego. Como roupa de criança não é muito acessível, pensamos em ajudar o próximo. Com isso nasceu este projeto. Somos gratos também aos estudantes, equipe do Cmei Yolanda Immediato Fryling, alunos, familiares e equipe do colégio Construtor. O diretor da Cmei Yolanda, por exemplo, entrou em contato e eles repassaram para nós algumas doações. Somos muito gratos”, disse o diretor do Cmei Professora Olímpia Franco César, Marcos Vinício Cuba.

Segundo ele, o trabalho em parceria “é essencial para que tenhamos uma sociedade cada vez melhor. A educação tem um papel muito importante na transformação social”, concluiu o diretor.

O Cmei também vem realizando ações de incentivo à prática da leitura por meio de projeto voltado às famílias e com as crianças, durante as aulas. Com isso, a unidade tem realizado empréstimo de livros.

Se trata do projeto “Família Leitora”, que tem como intuito fazer com que toda a comunidade aproveite o acervo de livros e amplie os conhecimentos. Ao todo, são mais de 1.300 obras à disposição dos moradores. Para realizar o empréstimo é só conversar com o diretor da unidade, que fará o registro da saída da obra. As famílias podem ficar com os livros durante sete dias, podendo renovar pelo mesmo prazo.

A leitura é fundamental para a vida e segundo diversas pesquisas o ato de ler é uma fonte inesgotável para a criatividade e assim nasceu o projeto Família Leitora. A intenção é fazer com que as crianças vejam nos pais exemplos de leitores e cresçam com esse gosto de ler. Durante o período do recesso as auxiliares de classe fizeram o registro do nosso acervo e, com isso, resolvemos abrir as portas da unidade, fazendo com que estas obras sejam conhecidas pela comunidade. Inclusive, temos livros de autores de Pindamonhangaba, por exemplo, o livro do Tio Victor”, comentou o diretor da escola, Marcos Vinício Cuba.

De acordo com o diretor, “esta ação é uma pequena semente e ‘plantar’ o gosto pela leitura é uma ação pedagógica e de responsabilidade social. A formação de leitores vai contribuir com a vida de toda a comunidade”, completou

O Cmei Professora Olímpia Franco César atende, atualmente, atende mais de 140 crianças, até 03 anos, dos bairros Castolira, Morumbi, Parque das Palmeiras, Crispim, Andrada, Água Preta e Carangola.

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação