Cidade vai ganhar uma nova “Biblioteca Pública Municipal Ver. Rômulo Campos D´Arace”
Pindamonhangaba vai ganhar, em breve, uma nova sede para a Biblioteca Pública Municipal Vereador Rômulo Campos D´Arace, que sairá do Bosque da Princesa e será instalada na rua Dr. Campos Sales, 535, centro.
A mudança se dá para resolver o problema de umidade que diminuía a vida útil dos livros da biblioteca, devido à proximidade com o Rio Paraíba do Sul. A nova biblioteca terá espaços com acessibilidade, para crianças, para oficinas, além de área para jogos, seguindo o conceito de “Biblioteca Viva”, em que a formação de público é feita a partir de equipamentos culturais, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com sucesso em países como Colômbia, Chile e França.
Nesta semana, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo e do Departamento de Comunicação da Prefeitura estiveram em visita técnica à Biblioteca de São Paulo e à Estação Literária de Guararema, duas bibliotecas públicas sendo uma estadual e a outra municipal, que contam com linguagem visual inovadora e projetos de sucesso. Participaram da visita o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, as bibliotecárias Rosilene Cardoso e Carmen Lídia Zaitune Pamplin, a diretora de Comunicação Maria Fernanda Munhoz, o assessor de Comunicação Visual Rafael Marçon e o criativo da Vergê Parceria Estratégica, Rafael Felix.
“A visita técnica nas duas bibliotecas foi de grande importância para o processo criativo do Departamento de Comunicação na composição da comunicação visual do novo espaço. Pudemos conhecer de perto soluções para questões simples como displays de prateleiras e até mesmo sinalização aérea e utilização criativa de materiais que temos no nosso dia-a-dia, além, é claro, de ser um grande incentivo à expansão de ideias dos nossos criativos”, analisou a diretora Maria Fernanda. “A população pode esperar um espaço com uma comunicação visual eficiente e muito bonita, sempre em acordo com as expectativas e necessidades da Secretaria de Cultura e Turismo. Estamos caprichando”, completou.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, “a visita também ajudou a entender como são feitas a gestões das duas bibliotecas e a divisão dos serviços oferecidos, lembrando que, com o novo concurso público, teremos novos profissionais para as bibliotecas”.