Editorial : Cidades Sustentáveis

Com o objetivo de focar o debate em temas relacionados à sustentabilidade, o “Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis” ocorreu na última semana, em formato digital, e Pindamonhangaba participou.

Promovido pela Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) pela Rede Argentina de Municípios frente à Mudança Climática, o debate abordou temas como “Turismo Sustentável e Ambiente Litorâneo”; “Áreas Protegidas Locais”; “Licenciamento, Saneamento, Logística Reversa”; “Como organizar a mobilidade independente do petróleo”; e “Novas tecnologias ao seu alcance”; entre outros.

Pindamonhangaba foi convidada a participar do fórum por conta de projetos ambientais realizados no município e, por recentemente, fazer parte de um projeto piloto de cidades circulares.

Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Fundada em 1988, em Curitiba, a Anamma tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque, com várias representações no Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

A participação de Pindamonhangaba no fórum internacional foi importante porque deixa a cidade a par do que está em desenvolvimento na Europa e também na América do Sul. Além disso, o envolvimento com outros municípios, incluindo os da região, melhora atuação de Pindamonhangaba em prol do meio ambiente e criando uma engrenagem de apoio mútuo.