História : Coisas da Pindamonhangaba de antigamente

Não apareceu nenhuma candidata para concorrer ao título de “A mais linda pindamonhangabense”

Esse acontecimento ficou registrado na edição de 3 de abril de 1938 do jornal Tribuna do Norte. Com o título “A mais linda pindense”, na referida edição o jornal informava aos leitores sobre o concurso para escolher a mais bonita pindamonhangabense, idade de 16 a 26 anos, que estava autorizado a realizar.

O evento teria a finalidade de escolher uma representante de Pindamonhangaba para participar da competição de beleza que estava sendo promovida pela Rádio Tupi de São Paulo e os Diários Associados, envolvendo a participação de todo o país.
Segundo divulgava a Tribuna naquela edição, “São Paulo seria dividido em 9 regiões para o concurso: Bragantina, Mogiana, Sorocabana, Noroeste, Santos e Litoral, Paulista, Araraquarense, Central do Brasil e capital”, conforme era feita a divisão do nosso estado por região naquele final de anos 30.

Cada município localizado nas regiões mencionadas escolheria sua jovem, considerada a mais linda da cidade. As vencedoras disputariam entre si o título de mais linda da região. Em seguida, as eleitas pelas regiões disputariam o título de “A mais linda Paulista”. Concluindo, no Rio de Janeiro, então capital federal, as eleitas mais lindas de cada estado disputariam o título de “A mais linda do Brasil”.

A “mais linda de Pinda” não apareceu

Dois meses depois, na edição de 4/6/1938, dificil acreditar em se tratando de uma cidade cuja beleza feminina sempre foi ponto de destaque, a Tribuna informava o encerramento do concurso por não ter havido nenhuma inscrição:
Tendo sido encerrado a 31 de maio o concurso promovido por esta folha, sob o patrocínio dos Diários Associados e Rádio Tupi, para a escolha da “mais bela pindense”, a comissão organizadora desse concurso agradece, por nosso intermédio, a gentileza das ofertas de prêmios que foram feitas pelos estabelecimentos comerciais dos senhores Nagib Kalil & Irmão e Januário Cozzi e pela Associação dos Empregados do Comércio para a pindense classificada em 1º lugar, dispensando os referidos prêmios, visto não ter havido nenhuma inscrição de candidatas para o referido concurso”.

Esse curioso acontecimento quando menciona os estabelecimentos comerciais que se prontificaram na premiação do concurso, também nos proporciona doces reminiscências da Pinda antiga… Os nomes Nagib Kalil e Januário Cozzi figuram entre as famílias precursoras do comércio local.

  • Site Mega Curioso. Relembrando os padrões de beleza feminina em cada década, o site “Mega Curioso”(https://www.megacurioso.com.br) revela que nos anos 30 as mulheres se inspiravam nas grandes atrizes da época, como Dolores Del Rio (na foto). Naquela década, “...a beleza feminina incluía curvas mais suaves no corpo, maçãs do rosto mais saliente, cílios longos, sobrancelhas arqueadas e olhar penetrante”, descreve-se no mencionado site