Com a chegada do fim do ano está chegando também a queima de fogos de artifício, e quem tem um “filho de quatro patas”na família sabe exatamente o martírio que é esse barulho para os nossos amigos.
“Na verdade muitas famílias sofrem com isso e acabam abdicando da celebração para ficar ao lado dos seus pets e assim tentar minimizar esse trauma”, salientou Carlos José Valise Andrade (foto acima), médico veterinário e proprietário do Centro Veterinário Amo Vida Animal.
Alguns animais ficam extremamente estressados e em alguns casos muitos se machucam gravemente tentando ‘fugir e se esconder do barulho’, e com isso acabam se cortando em portas de vidro, sofrendo traumatismos ao tentar pular grades e a até mesmo se enforcando em coleiras na tentativa de ir para um lugar mais seguro ou mais calmo.
“Como infelizmente não são todas as cidades que proíbem os fogos com estampido, ou seja, que fazem barulho é nossa obrigação como tutores desses Pets de cuidar e minimizar o sofrimento deles nessa época, e para isso nós podemos utilizar de algumas técnicas”, destacou.
– Não leve o seu pet para um local que haverá queima de fogos, mesmo ele estando ao seu lado ficará muito assustado.
– Deixe ele em casa em um local seguro e que ele não consiga fugir, pois caso ele alcance a rua, corre o risco de ser atropelado ou se perder.
– Nesse local crie um “ esconderijo “ para que ele possa se sentir seguro. Coloque água, ração e um brinquedo que ele goste.
– Após se certificar que esse local é seguro e sem possibilidade de fuga, retire a coleira para evitar que ela se enrosque em alguma coisa e se enforque.
– Se você tiver mais de um animal em casa deixe-os separados, ao contrário do que parece nesse momento eles preferem ficar sozinhos. O barulho dos rojões causa estresse e pode gerar brigas entre eles.
– Nunca utilize calmantes sem a orientação de um Médico Veterinário. Se necessário procure um profissional de sua confiança, pois só ele pode te orientar e se for o caso, te indicar algum medicamento que ajude seu animalzinho nesse momento.
“O mais importante é saber que os Pets fazem parte da nossa família e merecem toda a atenção e cuidado, para que todos nós tenhamos um Réveillon tranquilo e um excelente ano novo”, finalizou.