Editorial : Combatendo o desemprego

Cento e vinte vagas para o “Bolsa Trabalho”. Que notícia boa! O programa do Governo Estadual disponibiliza um benefício de R$ 540 por mês para a população desempregada, com prioridade para as mulheres. Com o objetivo de gerar renda; ocupação; qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, o programa tem duração de cinco meses; e os selecionados realizarão atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais, com carga horária diária de 4 horas, sendo cinco dias por semana.

Os participantes do “Bolsa Trabalho” também receberão apoio à empregabilidade – por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador – e passarão por curso de qualificação profissional, podendo escolher entre seis opções de cursos profissionalizantes no formato virtual.

Os cursos são disponibilizados pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e todos têm a duração de 80 horas.

O município de Pindamonhangaba já tinha sido contemplado pelo programa com 60 vagas e agora, o número dobrou: atingindo as 120 oportunidades.

De fato, é uma excelente oportunidade. Não só porque remunera, mas também e, principalmente, porque oferece capacitação profissional e ainda prioriza as mulheres – muitas vezes, quem costuma “prover o sustento de muitos lares”.

Que mais programas de geração de renda e de recolocação no mercado de trabalho possam surgir e trazer resultados sólidos!