Como economizar nas compras de material escolar

Com a proximidade do início do ano letivo escolar de 2023, surgem algumas dúvidas sobre a compra de material escolar por parte dos pais dos estudantes e também aumenta a movimentação de consumidores para a compra desse conteúdo. Mas, após as festas de fim de ano, começa a “ressaca financeira” do consumidor, que busca sempre cortar gastos.

A vendedora Renata Couto, funcionária da papelaria Neves, localizada na região central de Pinda, comentou sobre o aumento do fluxo de pessoas na loja, nesse começo de ano. “Muitas pessoas já estão fazendo pesquisas sobre o valor dos materiais escolares”, disse.

Ela também comentou sobre os preços em relação ao ano passado “Houve uma alteração nos valores, mas tentamos manter os novos valores próximos aos do ano passado. Mas isso foi possível porque fizemos as compras antecipadamente, tentando também ajudar nossos clientes’’ afirmou.

Renata ainda deu uma dica de como economizar na hora das compras do material escolar: “É importante fazer vários orçamentos, para poder escolher a melhor opção. Muitos dos nossos clientes fazem pesquisas para tentar o melhor valor, antes de formalizar a compra”, finalizou.

Confira essas dicas para ajudar você na hora da compra do material escolar:

1. Reaproveite o que for possível
Antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los.

2. Apenas o necessário
Compre apenas os materiais mais básicos.Deixe para o período pós-volta às aulas para comprar os demais materiais, pois os preços tendem a cair.

3. Pesquisar
É sempre melhor pesquisar antes de comprar, pois os materiais escolares sofrem variação de preço de uma papelaria, ou livraria, para outra. Guarde todo o material publicitário, pois além de ajudar na análise dos preços, a publicidade faz parte do contrato e deve ser cumprida, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.

4.Marcas e personagens
Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados.
Pesquise também as marcas, pois uma marca menos conhecida pode oferecer materiais tão bons quanto os de marca famosa.

5.Descontos para compras em grandes quantidades
Existem estabelecimentos comerciais que concedem descontos para grandes quantidades do mesmo produto. Dependendo do desconto, pode ser interessante reunir pais da mesma classe de alunos para formalizar compras coletivas de uma só vez.

Além da pesquisa de preços, sobre a qual já falamos lá no começo do texto, é importante ficar atento à forma de pagamento. Muitas lojas oferecem descontos extras no pagamento com PIX ou fazem parcelamentos sem juros que podem ajudar a evitar que você fique endividado.

Se possível, no próximo ano, programe-se para fazer as compras dos materiais em baixa temporada ou em períodos promocionais como a Black Friday.

Agora, é só pegar a lista de materiais e adaptar nossas dicas para economizar em suas compras!

  • Jaqueline Barreto Tente reaproveitar o que sobrou do ano letivo anterior
  • Jaqueline Barreto O segredo é pesquisar e fazer vários orçamentos