Editorial : Como fazemos um trânsito melhor?

Embora a fiscalização eletrônica exija dos motoristas uma maior atenção, os indicadores de trânsito trazem números favoráveis com as ações implantadas em nossa cidade.

Muitas vezes o cidadão se depara com situações adversas em sua rotina diária: sair de casa atrasado para o trabalho, encontrar congestionamentos inesperados, estar em cima do horário para aquela prova na faculdade que você não pode perder, ou para aquela consulta médica agendada há meses…Quem nunca?

Mas não adianta buzinar, nem ultrapassar pela direita, furar o farol, parar em cima da faixa de pedestre e, muito menos, fechar o cruzamento. Todas essas atitudes, além de tremenda falta de educação, geram multas na CNH.

A questão de melhorias no trânsito também diz respeito a quem faz uso delas com atitudes de gentileza como dar preferência ao pedestre, não invadindo a faixa e aguardando a travessia com calma, sem acelerar. Ou ainda dar passagem ao outro motorista que está sinalizando a intenção de mudar de faixa.

Ou ainda não gritar com os demais usuários do trânsito, nem reagir a xingamentos ou provocações.

Precisamos nos conscientizar com o fato de que fazemos parte do tráfego e que com pequenos gestos de educação e respeito é possível melhorar a qualidade do trânsito nas cidades.