Editorial : Competição sadia

Se participar de seletivas não é uma tarefa fácil, imagine elaborá-las! “Desenhar” e expor a ideia; buscar parceiros para entrarem junto na empreitada, convencê-los, e, depois de tudo acertado e alinhado, aguardar a adesão dos alunos.

De forma bem resumida, foi assim que surgiu a primeira edição do Concurso Cultural em celebração aos 135 anos do jornal Tribuna do Norte – que serão completados neste domingo (11). A iniciativa envolveu gestores, professores e estudantes das escolas municipais e estaduais de Pindamonhangaba.

De resultado quantitativo podemos somar 296 trabalhos entregues e dois meses de atividades. Mas os frutos qualitativos vão muito além dos números e dos muros das escolas. A começar pelo engajamento dos educadores, que abraçaram a proposta; e depois, pelo envolvimento dos pais e dos familiares na contação de história, nas referências para as memórias literárias, no acompanhamento da leitura do jornal ou simplesmente, na torcida.

O concurso acabou, mas esperamos que os bons frutos sejam colhidos ao longo dos anos. Não pela classificação de alguns – procedimento necessário –, mas pelo envolvimento de todos.