Complexo Infantojuvenil inova no atendimento de saúde mental no município

No mês em que Pindamonhangaba discute a Saúde Mental, por meio do “Setembro Amarelo”, a Secretaria de Saúde da Prefeitura realizou a inauguração do complexo de Saúde Mental Infantojuvenil. O evento foi realizado nessa terça-feira (13), com a presença de autoridades do município.

Esse é um avanço inédito nos serviços de saúde mental na história do município pois, pela primeira vez, o atendimento às crianças e adolescentes é realizado separadamente do atendimento adulto.

O prédio sede do complexo está localizado na avenida Albuquerque Lins, ao lado da Receita Federal, e abriga a nova sede do Caps Infantil, mais ampla e organizada, e o novo Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil –, especialmente criado para este público, para atendimento de transtornos leves e moderados.

O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil compõe a rede de atenção à saúde mental do município e é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O novo complexo Infantojuvenil Integra a Rede de Saúde Mental ao lado do Caps 2 (Adulto), Caps AD (Álcool e Droga) e o novo Ambulatório de Saúde Mental, recém-inaugurado ao lado do CEM – Centro de Especialidades Médicas (Postão).
Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Isael Domingues, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Ricardo Piorino, o presidente da Câmara José Carlos Gomes “Cal”, a secretária de Saúde Ana Claudia Macedo dos Santos, a secretária adjunta de Saúde Silvia Mendes, além dos vereadores Julinho Car, Magrão, Regininha e Rogério Ramos. A equipe da Secretaria de Saúde compareceu em peso para prestigiar o evento.

O complexo de Saúde Mental Infantojuvenil é de responsabilidade do Departamento de Atenção Especial da Secretaria de Saúde.

A secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo dos Santos, destacou a importância deste serviço ser realizado em separado do atendimento adulto, com profissionais especialmente voltados a atender as necessidades do público infantil e adolescente.

O prefeito Isael Domingues parabenizou a Secretaria de Saúde por este avanço e destacou a importância do atendimento humanizado, principalmente na área da saúde mental, que precisa ter o diferencial do acolhimento aos pacientes de todas as idades.

Para abrilhantar o evento de inauguração, ao final, foi realizada a apresentação especial da Camerata Jovem do Projeto Jataí, de Moreira César.

  • Divulgação Diversas autoridades municipais participaram da solenidade de inauguração