Comunidade Franciscana inaugura novo núcleo de convivência para idosos em Pinda

A Comunidade Franciscana de Pindamonhangaba inaugurou nessa quarta-feira (27), o “Recanto São Francisco”: um novo núcleo de convivência para idosos do município e que integra o Sefras – Ação Social Franciscana – em parceria com as irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica.

A unidade está localizada na rua Suíça, 1358, bairro do Santana e terá como objetivo promover o protagonismo e inserção social de idosos, a partir de atividades interdisciplinares, como oficinas de artesanato; dança; coral; yoga; pilates; atividades físicas, fisioterápicas e socioeducativas, além de seminários e palestras voltados a esse público.

Segundo a coordenadora do trabalho, Irmã Auxiliadora, esse trabalho teve início em 2020, entretanto, por conta da pandemia, foi paralisado e agora foi retomado, nessa quarta-feira, com a apresentação da unidade para autoridades e imprensa local. “São atividades gratuitas para idosos ativos com mais de 60 anos, para que possam participar de atividades de lazer e de convivência durante o dia”, afirmou a religiosa.

Segundo ela, a comunidade franciscana em Pinda já tem um cadastro com uma quantidade significativa de idosos que poderão participar das atividades. “Estamos trabalhando nesse projeto há dois anos e nossa intenção é crescer. Já fomos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pretendemos executar uma parceria sólida em prol dos nossos idosos”, afirmou Irmã Auxiliadora.

Para a secretária da pasta, Ana Paula Miranda, a inauguração do “Recanto São Francisco” é de suma importância para os idosos do município. “Recebemos a Irmã Auxiliadora e já a orientamos sobre a possibilidade de firmar uma parceria para os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, pois irão ofertar ações que contribuem diretamente para uma melhor qualidade de vida do idoso e do resgate da autoestima, somando com a gestão municipal que tem olhado com tanto respeito para esse segmento”.

Presente no evento de inauguração, o prefeito Isael Domingues parabenizou a comunidade Franciscana pela iniciativa “em acolher com mais dignidade a pessoa idosa”.

Solidariedade

Com a missão de acolher, cuidar e defender os mais vulneráveis, promovendo a justiça socioambiental à luz dos valores franciscanos, o Sefras – Ação Social Franciscana foi fundada em 2000 – como forma de organizar as ações sociais e assistenciais dos frades franciscanos no Brasil.

O Sefras, que tem governança constituída já foi premiado com diversos títulos e menções honrosas, e hoje atende através de diversos serviços e projetos no segmento criança e adolescente, idoso, população de rua, assistência à saúde e imigrantes e refugiados, com atuação no Brasil atendendo mais de quatro mil pessoas todos os dias

“Somos uma verdadeira organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e à exclusão econômica e social de populações extremamente vulneráveis levando sempre o lema de São Francisco que diz: onde houver ódio que eu leve o amor”, explicou o Frei José Francisco, Diretor-Presidente do Sefras.

  • Divulgação Entre os presentes estavam: o prefeito Isael Domingues, os vereadores José Carlos Gomes – Cal e o Julinho Car, a irmã Marta, Renata Linhares, do Conselho do Idoso e outros religiosos e convidados