Concurso de receitas para alimentação escolar premia vencedoras

A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba realizou a segunda fase do concurso ‘Melhores Receitas para a Alimentação Escolar’ dia 1º de junho na sede da instituição, e premiou as oito participantes com certificados.

O objetivo do concurso foi de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos servidores envolvidos na alimentação escolar e “valorizar suas ações inovadoras com receitas para compor o cardápio, incentivando a elaboração de receitas saudáveis, nutritivas e saborosas para integrar o lanche da alimentação escolar, além de estimular a criatividade dos manipuladores de alimentos e das técnicas em nutrição de Pindamonhangaba”, disse a secretária de Educação, Luciana Ferreira.

A seleção das receitas ocorreu em duas fases. Na primeira, eliminatória, as receitas foram analisadas pela nutricionista da alimentação escolar, Renata Nogueira Rabelo, e foram avaliados os critérios quanto à adequação à alimentação escolar, matéria-prima utilizada, e se receita atendia aos critérios exigidos no edital, bem como facilidade, tempo de preparo adequado e possibilidade de aplicação da receita no cardápio. Na segunda fase, dia 1 de junho, ocorreu a cerimônia de degustação e julgamento das receitas, com organização da equipe de Alimentação Escolar.

Todas as oito receitas inscritas foram classificadas e o corpo de jurados foi composto por nove pessoas, entre representantes da Secretaria de Educação, prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, membros do Conselho de Alimentação Escolar, Conselheiros ativos, servidores aposentados, que trabalharam no preparo da Alimentação Escolar e representantes de alunos da rede municipal de ensino das escolas Profª Gilda Piorini Molica e Prof. Felix Adib Miguel.

Todas as receitas foram degustadas e avaliadas pela apresentação visual, sabor, textura e criatividade. As três primeiras colocadas foram: mousse de banana com creme de leite e leite em pó, elaborado pela funcionária Eliana Aparecida da Silva Ferreira, da escola municipal Yvone Apparecida Arantes Corrêa, premiada com a participação no evento ExpoEduc2023, em Natal/RN; bolo nutritivo de banana, criado pela funcionárias Silvana Torquato Garcia, Rosemary dos Santos Silva e Maria Gláudia de Freitas Mangabeira (técnica em nutrição), da escola José Gonçalves da Silva, premiadas com uma batedeira; patê festivo, feito pelas servidoras Maria Aparecida de Jesus Elizei, Rosemary dos Santos Silva e Maria Gláudia de Freitas Mangabeira (técnica em nutrição), da escola José Gonçalves da Silva, premiadas com uma batedeira.

Luciana Ferreira explicou que “em 2024 as receitas vencedoras farão parte do cardápio das crianças na rede municipal e ainda com possibilidade de ampliarmos a oferta dos alimentos para as outras cinco receitas classificadas”.

  • Divulgação. As três primeiras colocadas foram: Eliana Aparecida da Silva Ferreira (1º lugar), Silvana Torquato Garcia, Rosemary dos Santos Silva e Maria Gláudia de Freitas Mangabeira (2º lugar) e Maria Aparecida de Jesus Elizei, Rosemary dos Santos Silva e Maria Gláudia de Freitas Mangabeira (3º lugar)
  • Divulgação.
  • Divulgação.
  • Divulgação.