Confira dicas para conservação de pães
Quem não gosta de comer um pãozinho bem quentinho no café da manhã ou até mesmo fazer um lanche bem gostoso com uma baguete? Essa antiga tradição faz parte da rotina de muitos brasileiros. Para ajudar a conservar o alimento e mostrar quais são mais nutritivos e saudáveis, a nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) Katlly Evillim traz algumas dicas.
Assim como o pão francês, a unidade da baguete tem 150 kcal e o mesmo processo de conservação. A única diferença é sua espessura mais fina e maior comprimento, de resto tem características parecidas. Para conservá-los, é preferível o saco de papel, em vez do plástico, que deve estar fechado, em local fresco e arejado. Sua validade é de 24 horas – no entanto, se congelado pode ser armazenado por um mês.
De acordo com Evillim, se o pão passar um dia em temperatura ambiente, ainda pode ser consumido: “Uma dica: no dia seguinte, quando ele não estiver mais com a casca torradinha, leve-o ao forno ou à sanduicheira, como preferir”.
Temos também o pão de forma, que tem 70 kcal por fatia, e a bisnaga, com 45 kcal por unidade, como opções. O de forma, macio, é uma alternativa utilizada para fazer lanches e torradas. A bisnaga, também conhecida por pão de leite, é fofa, devido à gordura vegetal, e não é recomendada para crianças devido sua quantidade calórica. Por conta dos conservantes sua validade é maior, de 7 a 10 dias, mas fique atento à data nas embalagens e mantenha fechada em local seco e arejado.
A nutricionista lembra que todos os pães citados acima possuem versões integrais, e que eles “são escolhas melhores e mais saudáveis, pois além de conter vitaminas e minerais, as fibras presentes nas farinhas integrais auxiliam no bom funcionamento intestinal e causam sensação de maior saciedade”.