Conheça os tipos diferentes de tosse
Nessa época do ano é muito comum ver pessoas tossindo… Saibam que existem diferentes tipos de tosse, que podem acontecer por motivos distintos – que podem ou não estar relacionadas a uma doença –, por isso é importante identificar se é ou não o caso de se buscar ajuda médica o mais rápido possível.
A tosse é um reflexo natural que é importante para manter seus pulmões e vias aéreas limpos e funcionando corretamente. Ela expulsa as secreções e/ou material estranho. Ela não é considerada uma doença, mas um sintoma de alerta para algumas doenças do aparelho respiratório. Existem quatro tipos diferentes de tosse: a aguda; a crônica; a seca e a produtiva; e é possível ter mais de uma delas se manifestando.
Tosse aguda geralmente dura apenas cerca de três semanas e geralmente são causadas por um vírus. Esta tosse pode ser produtiva (produz muco) ou não produtiva (seca, sem muco). Uma tosse aguda geralmente é causada por doenças como resfriados, gripe, pneumonia, infecção do seio nasal, crupe, coqueluche, bronquite ou embolia pulmonar.
Contudo, se ela demorar mais que esse período, ela se torna uma tosse crônica e aconselha-se a observação por um médico, pois as causas podem ser as mais variadas. A tosse crônica dura mais de oito semanas. Causas de uma tosse crônica podem às vezes ser difíceis de achar. Para ajudar a isolar a causa da sua tosse crônica, seu médico pode achar necessário fazer vários exames ou até mesmo recomendar que você consulte outro especialista. A causa mais comum ocorre por conta do tabagismo, porém, outras causas incluem asma, alergias, gotejamento pós-nasal, doença do refluxo gastroesofágico, medicamentos, Insuficiência cardíaca e Câncer de pulmão (raro).
A tosse seca, irritativa, por vezes induzida por um “formigueiro” na garganta é aquela que não tem expectoração. É uma tosse habitualmente incomodativa que vai aumentando a irritação da garganta e é a resposta a estímulos irritativos da faringe, laringe e vias respiratórias superiores. A tosse seca geralmente é causada por doenças infecciosas virais como a gripe e o resfriado, por alergias ou pela presença de substâncias irritantes no ar ou no ambiente.
A tosse produtiva, também chamada de tosse cheia, é um tipo de tosse que é caracterizada pela produção de secreção nas vias respiratórias (muco ou catarro). O som emitido ao tossir é diferente e característico, facilmente identificado. Também é comum que o excesso de muco das vias respiratórias pela boca.pode ser causa pó infecções virais (incluindo resfriados e gripes), pneumonia, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outros.
COLABOROU COM O TEXTO: Jaqueline Barreto