Editorial : Consciência ambiental: quanto mais cedo, melhor

Despertar a consciência sobre a preservação da natureza e o exercício da cidadania. Esta é uma das principais propostas da educação ambiental.

Quando ela acontece na escola, sobretudo, com as crianças, elas passam a entender, desde cedo, que precisam cuidar, preservar – e que o futuro depende do equilíbrio entre o homem e natureza – além de valorizar e entender o uso racional dos recursos naturais.

Enquanto o educador ensina, da maneira mais simples possível, sobre questões ambientais, os alunos aprendem que o ‘ambiente onde o ser humano habita deve estar em equilíbrio com o lugar onde se vive’.

Pensando nessa causa tão importante – que é a educação ambiental – alunos da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba estiveram no Parque da Cidade visitando o local e aprendendo um pouco mais sobre a natureza.

Os estudantes ganharam a visita como uma premiação pela relevante participação nas atividades de educação ambiental – que ocorreram na escola através do ‘Momento Verde’ – e também pelo engajamento na arrecadação de materiais recicláveis, ações integrantes da Gincana EcoPinda, uma parceria entre o Projeto Casa Verde e o Programa MovCicla.

No Parque, as crianças tiveram um momento de autocuidado e de relaxamento; conheceram um pouco sobre a história e a cultura local, fizeram uma ‘Caça ao Saci’ nas trilhas, explorando a fauna e flora; e depois tiveram um momento de confraternização brincando nos parques infantis, além de participarem de um piquenique.
O Parque da Cidade firma-se como um espaço público repleto de belezas naturais e com grande potencial para a Educação Ambiental.