Conseg discute restrição ao consumo de álcool

Em sua última reunião ordinária do ano, o Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (Conseg) discutiu a implantação de uma nova legislação para restrição do consumo de álcool em espaços públicos e enviará às autoridades pedido para aumento do efetivo da Polícia Civil no município.
O encontro, realizado na ultima terça-feira (3), contou com a presença do presidente do Conselho, Alexandre Pió, do Delegado Dr. Vinicius Garcia (representando a Polícia Civil) e da diretora de Trânsito Luciana Viana (representando a Secretaria de Segurança Municipal).
O representante da Polícia Civil ressaltou o importante trabalho investigativo que desmantelou uma quadrilha de São José dos Campos que vinha praticando constantes furtos à residência, identificando sete suspeitos e efetuando a prisão de quatro deles. “Tratavam-se de casos semelhantes com prática de furto utilizando um gol preto e um corsa. Com o esclarecimento percemos uma sensível queda do número de furtos”, afirmou Dr. Vinicius.
A Polícia Militar encaminhou dados sobre o comportamento das ocorrências no mês de outubro, identificando queda em quase todas as modalidades de crime. O destaque no ano é para a queda do número de homicídios. Em 2017 foram registrados 22 caso, caindo para 17 homicídios em 2018 e até novembro foram computados 13 mortes.

Lei Seca
Outro ponto abordado foi a assinatura de abaixo assinado para encaminhar às autoridades municipais solicitando a implantação de uma legislação que restringe o consumo de bebidas alcoólicas nos logradouros públicos após as 22 horas e em qualquer horário nas proximidades de escolas. A lei fixa penalidade e multa para quem descumprir a lei e destinação da arrecadação para a Secretaria da Educação.
No manifesto, o Conseg cita a redução de criminalidade, queda do consumo de álcool e droga e outras ocorrências como pertubação de sossego.

Efetivo da Polícia Civil
Durante o debate, o público presente deliberou sobre o encaminhamento de propositura para Seccional da Polícia Civil e Governo do Estado solicitando priorizar Pindamonhangaba para nomeação de mais efetivo para a Civil com mais escrivães e investigadores. “A região é sempre apontada como uma das mais violentas, a cidade cresce com mais habitantes, temos um enorme distrito policial em Moreira César, porém falta servidores para dar mais agilidade no trabalho investigativo da nossa Civil”, afirmou Alexandre Pió.

Homenagens
A reunião foi finalizada com a entrega de homenagens para personalidades que colaboram com o trabalho do Conseg. Receberam o diploma de “Amigos do Conseg”, o radialista José Luiz Souza (Pepe – Difusora FM) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (em virtude do trabalho de abordagem social realizado no segundo semestre do ano). O casal João Carlos Valadão e Mariléia Melo recebeu o diploma de Honra ao Mérito em virtude do trabalho executado no Conseg durante a década de 90.

  • Créditos da imagem: Divulgação