Construindo Cidadania: O papel da educação no voluntariado
A educação é a principal “arma” para a solução dos problemas no mundo, quanto mais pessoas devidamente e corretamente educadas e aqui estou me referindo ao papel que a educação deveria cumprir e não o que hoje tentam infringir a ela, ou seja ensinar as questões técnicas e não valores que na minha opinião são de responsabilidade da família.
O papel fundamental da educação na sociedade traz a ela grande responsabilidade e capacidade de mudar o rumo de países. A educação pode e deve ser um grande aliado do trabalho voluntário e engajamento social, não como uma atividade extra curricular e eventual, mas sim uma atividade que pode permear todas as matérias curriculares e ser tema rotineiro, mas não da forma que muitas instituições vem fazendo, colocando os alunos em ações, sem uma explicação ou contextualização sobre o que é e porque se pratica o trabalho voluntário, é preciso um refletir e fazer o aluno se tornar protagonista das ações, não só no fazer mas no planejar, no entender o contexto, pensar em soluções e ações que efetivamente farão a diferença para o publico escolhido para ser atendido.
Criar e fazer acontecer uma ação de trabalho voluntário é relativamente simples, mas fazer o aluno participar efetivamente de sua concepção e realização da muito mais trabalho e leva tempo e planejamento e precisa ser feito com conhecimento e por pessoas com experiencia, pois caso contrario todos serão cobaias, alunos, instituição e quem receberá o trabalho. Como muita coisa que acontece desta forma, qualquer profissional faz o que o capacitado e especializado demorou e investiu para construir sua bagagem.
A educação deveria dar exemplo nesse ponto também, não colocar qualquer um para realizar atividades para as quais existem profissionais habilitados e capacitados para exercer.