Corporação Musical Euterpe celebra 197 anos de vida com concerto especial

A Corporação Musical Euterpe comemorou seu aniversário de 197 anos – completados no dia 22 de agosto –, com um concerto para lá de especial, no Centro Cultural Teatro Galpão, em Pindamonhangaba.

O evento ocorreu no dia 29 de agosto em apresentação aberta ao público.

Com um repertório especialmente selecionado, a Corporação mesclou ritmos e estilos musicais e encantou o público. A apresentação ainda teve a participação especial do Coral Julia San Martin, dupla Bruno & Hiago e o cantor Éber Sala, com regência do maestro Marcos Souza.

Foi com imenso prazer que comemoramos os 197 anos da Corporação Musical Euterpe, um patrimônio vivo de nossa cidade”, disse o secretário Municipal de Cultura e Turismo Alcemir Palma. “Foi uma noite realmente agradável: pudemos ouvir e apreciar tanto a apresentação coro quanto da Banda, além de músicos da região que estiveram presentes. A Euterpe além de difundir a música também tem um trabalho de formação, o que fortalece a sua importância. Parabéns para esta instituição quase bicentenária”.

Trajetória
A corporação musical – que é a mais antiga do Brasil em atividade e a quarta da América –, continua despertando o interesse das novas gerações para a prática da música de qualidade e esse poder de rejuvenescimento é o segredo de sua longevidade.

A fundação da Euterpe, em 22 de agosto de 1825, é atribuída ao Maestro João Batista de Oliveira, conhecido por ‘João Pimenta’. A banda se mantém acesa, nobre, fascinante e jovem até os dias atuais.

Passou por vários momentos de reestruturação, com Joaquim Gomes de Araújo (avô do maestro João Gomes de Araújo) em 1848. Mais tarde, Américo José de Farias, e depois João Antonio Romão também tiveram presenças significativas na história da Euterpe (do grego, deusa da música). Foi declarada de utilidade pública em 1958, pelo então Governador Jânio Quadros, e incluída como acervo histórico do município em 1990 (lei orgânica municipal).

  • Divulgação
  • Divulgação