Corporação Musical Euterpe comemora 197 anos com apresentação gratuita

A Corporação Musical Euterpe comemora seu aniversário de 197 anos, completados em 22 de agosto, com uma apresentação de gala aberta ao público. O evento será realizado nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, às 20 horas, no Teatro Galpão.

A apresentação comemorativa contará com um repertório especialmente selecionado pela Euterpe, mesclando ritmos e estilos musicais. O evento terá a participação especial do Coral Julia San Martin, dupla Bruno & Hiago e o cantor Éber Sala, com regência do maestro Marcos Souza.

História – A corporação musical que é a mais antiga do Brasil em atividade e a quarta da América, continua despertando o interesse das novas gerações para a prática da música de qualidade e esse poder de rejuvenescimento é o segredo de sua longevidade.

É atribuída ao Maestro João Batista de Oliveira, conhecido por João Pimenta, no dia 22 de agosto de 1825, a fundação da Euterpe, banda de música que se mantém acesa, nobre, fascinante e jovem.

Passou por vários momentos de reestruturação, com Joaquim Gomes de Araújo (avô do maestro João Gomes de Araújo) em 1848. Mais tarde, Américo José de Farias, e depois João Antonio Romão também tiveram presenças significativas na história da Euterpe (do grego, deusa da música). Foi declarada de utilidade pública em 1958, pelo então Governador Jânio Quadros, e incluída como acervo histórico do município em 1990 (lei orgânica municipal)

  • Divulgação