Editorial : Corporação Musical Euterpe e seus quase 200 anos

Corporação Musical Euterpe e seus quase 200 anos

Lá se vão 197 anos do início da história da corporação musical mais antiga do Brasil em atividade e a quarta da América: a Corporação Musical Euterpe de Pindamonhangaba – que celebrou aniversário no dia 22 de agosto.

A apresentação comemorativa aos quase dois séculos de existência ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, no Teatro Galpão, em noite de gala aberta ao público.

O repertório – selecionado especialmente pela Euterpe –, mescla ritmos e estilos musicais. O evento terá a participação especial do Coral Julia San Martin, dupla Bruno & Hiago e o cantor Éber Sala, com regência do maestro Marcos Souza.

Após mais de 190 anos, a corporação continua despertando o interesse das novas gerações para a prática da música de qualidade e esse poder de rejuvenescimento é o segredo de sua longevidade.

A fundação da Euterpe – banda de música que se mantém acesa, nobre, fascinante e jovem até os dias atuais – é atribuída ao Maestro João Batista de Oliveira, conhecido por ‘João Pimenta’, no dia 22 de agosto de 1825.

Passou por vários momentos de reestruturação, com Joaquim Gomes de Araújo (avô do maestro João Gomes de Araújo) em 1848. Mais tarde, Américo José de Farias, e depois João Antonio Romão também tiveram presenças significativas na história da Euterpe (do grego, deusa da música).

A banda foi declarada de utilidade pública em 1958, pelo então Governador Jânio Quadros, e incluída como acervo histórico do município em 1990 (lei orgânica municipal).
Vida longa a essa corporação centenária e necessária ao cenário musical pindamonhangabense, da região e do País!