Editorial : Covid-19: é preciso ouvir a ciência!

É fato que 2020 tem sido um ano bem atípico. Mais especificamente desde que essa crise sanitária – e econômica – se instaurou, a rotina da maioria das pessoas no mundo foi alterada.

Por mais que a gente escute que é preciso ouvir fontes oficiais, sempre haverá boatos; fake news – notícias falsas –; politicagem e estórias das mais variadas para confundir a população; sobretudo, nas redes sociais.

É cada postagem e “artigo” que lemos que não sabemos se a crise tem a ver com saúde física, mental ou de índole…

Há desinformação, sim. Assim como há excesso de informação; e também há pessoas que agem de má fé para “lucrar” ou simplesmente, se “divertir à custa” de inocentes.

Em todas as esferas: municipais, estaduais e federais é tanto decreto que anula decretos anteriores; são tantas normas e sugestões voláteis – que deixam o cidadão comum confuso e inseguro, claro.

Se a saúde física anda abalada, a emocional se deteriora em meio à enxurrada de informação, que vem de todos os lados.

Mas há uma saída ou uma alternativa mais amena no meio de todo esse caos provocado pela pandemia do coronavírus: ouça mais a ciência! Valorize os pesquisadores! Leia artigos científicos! Compare ações entre os países que alcançaram resultados mais sólidos! Acesse fontes oficiais e continue usando máscara!