Creas de Pinda passa por obra de revitalização
Obra foi finalizada na última sexta-feira
O prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Pindamonhangaba passou por uma obra de revitalização, que teve sua conclusão no dia 10 de dezembro deste ano. A reforma vinha sendo realizada progressivamente desde o primeiro mandato do prefeito Isael Domingues, com o intuito de otimizar a infraestrutura do local, gerando impacto positivo na população, uma vez que com essa melhoria, a unidade pode atender seu público de maneira mais digna e acolhedora.
O Creas, localizado na Av. Antônio Pinheiro Júnior, 313, no bairro Jardim Cristina, é uma unidade pública onde são atendidas famílias e pessoas em situação de risco social, ou que tiveram seus direitos violados. O público atendido por essa unidade pública é de casos que chegam dos Direitos Humanos, Ministério Público, e que deixam de ser acompanhados pela proteção social básica, quando são referenciados e encaminhados para o Creas, onde terá um olhar mais profundo na situação e um acompanhamento mais cuidadoso com essas famílias.
O Creas tem o objetivo de promover e articular ações para pessoas em situações de vulnerabilidade, e possui um importante papel na inclusão e proteção social dos indivíduos e famílias que se encontram em situação de violação de direitos, violência como maus tratos, negligência, abandono, discriminações, entre tantos outros.
Além do Creas, a reforma abrangeu também as unidades de Cras. Foram renovados, não somente a fachada das unidades, como também a parte estrutural, como mobílias e equipamentos, com o intuito de criar um ambiente mais acolhedor.
Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, esses espaços foram transformados para atender melhor a população em um lugar mais digno, que possa de fato ser um local acolhedor. “É importante que as pessoas se sintam bem naquele espaço, ainda mais pelo público que é atendido, há a necessidade do ambiente ser propício e acolhedor”, finaliza.