Editorial : Crescimento econômico pós pandemia
Vemos nesta edição que numa reunião entre empresários e a Prefeitura, os empreendedores do Shopping Pátio Pinda confirmaram o momento positivo de expansão comercial do centro de compras, que fechou o primeiro semestre de 2022 com a chegada de oito novos negócios, com expectativa de gerar mais de 100 empregos.
Em todo o país, a perspectiva de retomada da economia até o fim de 2022 é boa. Na semana passada, mostramos numa matéria que a economia do nosso município já demonstrou crescimento com as exportações, respondendo positivamente e fechando o semestre acima das expectativas.
A economia do Brasil foi intensamente impactada pela crise sanitária sem precedentes causada pelo cenário atípico da pandemia do novo coronavírus, iniciada no país em março de 2020.
Diante às medidas de isolamento social decretadas pelos governos locais e pelo órgão regulador de vigilância sanitária (a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA), foi escancarado no país um cenário de desigualdade social e de crise econômica que já era preocupante.
Com o tempo e o relaxamento das medidas de isolamento social, setores que estavam sobrestados por decreto governamental puderam retornar às atividades. O desafio, então, vem sendo enfrentar a crise econômica e instabilidade política que o país vem vivenciando, na tentativa de retomada da economia do Brasil ao patamar pré-pandemia.
À altura atual da pandemia, um dos pontos de extrema importância para a recuperação da economia é a vacinação da população em massa. À medida em que a vacinação avança, as incertezas econômicas, políticas e sociais relacionadas ao contexto pandêmico se dissipam na mesma escala. A confiança traz novo fôlego ao consumo e à produção.
O caminho para retomada da economia do Brasil é enorme. Se governo, empresas e sociedade atuarem em conjunto, cada um dentro de suas especificidades, identificando os principais gargalos e buscando formas de solucioná-los, é possível impulsionar a retomada da economia no país.
Felizmente, esse é um movimento que estamos vendo acontecer em nossa cidade. É governo, empreendedores e a comunidade unidos em busca de soluções para abrir um novo caminho que traga de volta uma economia mais estável para todos.