“Crossfit Inclusivo” acontece neste sábado, no Parque da Cidade
Em comemoração ao “Agosto Laranja”, a Prefeitura de Pindamonhangaba realizará, neste sábado (25), às 10 horas, o “Crossfit Inclusivo”, no Parque da Cidade. O evento está inserido na comemoração do aniversário da “Escola da Família”, que será no mesmo dia e local.
No mês de conscientização sobre a esclerose múltipla, o “Crossfit Inclusivo” será uma demonstração do crossfit com pacientes em tratamento da doença e também pessoas com deficiências. O evento, desenvolvido em parceria com a Academia Tayoba, será uma oportunidade para o público em geral ter mais acesso a informações sobre a doença, que possui difícil diagnóstico.
Por isso, além dessa apresentação, haverá ainda uma palestra educativa sobre EM, com o Dr. Ronaldo Abraham. Voltada para agentes de saúde e profissionais interessados no assunto, a palestra acontecerá no dia 30 de agosto, data em que se comemora o “Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla”, no auditório da Prefeitura, às 8h30, com entrada gratuita.
A idealizadora do evento, Valéria da Silva Carvalho, que é paciente de EM, explica que a iniciativa é importante, pois o diagnóstico precoce desta doença é fundamental para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. “Por ter sintomas muito parecidos com outras enfermidades, a esclerose múltipla não tem um diagnóstico simples. Precisamos chamar a atenção das pessoas e dos agentes de saúde para conhecerem mais sobre o assunto, por isso o ‘Agosto Laranja’ é tão importante”, destacou.
A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune, do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que a causa, e ainda não há cura, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.