Cuidados a serem tomados no inverno

Chegou a estação mais fria do ano e com ela devemos tomar muito cuidado com nossa saúde, a fim de evitar alguns transtornos em nossa vida

Nessa época de frio que normalmente ficamos mais vulneráveis às infecções respiratórias devido a maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados e com pouco ventilação. Além disso aumentam os episódios de alergias e problemas de ressecamento da pele, problemas cardiovasculares e aumento da glicemia.

Gripes, resfriados, rinites, sinusites, pneumonias, asma são frequentes nesse período, devido à baixa umidade do ar, a maior circulação dos vírus devido os ambientes fechados e as questões comportamentais das pessoas. A Covid 19 nos expôs a necessidade do uso de máscara, algo que acho válido em casos de problemas respiratórios. O ideal seria a conscientização das pessoas quanto ao uso das máscaras ao primeiro sintoma de doença respiratória, para não disseminar o vírus entre as pessoas, algo que já é realizado em culturas orientais.

Precisamos tomar cuidado com problemas cardiovasculares, como hipertensão, infarto e doenças vasculares nessa época do ano, devido a vasoconstrição que ocorre devido ás baixa temperaturas, para manter o sangue aquecendo nossos órgãos vitais. O coração precisa aumentar a quantidade de batimentos a fim de vencer a resistência dos vasos, o sangue por sua vez, encontra-se mais espesso, devido a diminuição da ingestão de água, o que aumenta o trabalho cardíaco e por consequência aumenta a pressão arterial.

Devido essa diminuição da luz dos vasos (vasoconstrição) e a consequente diminuição circulatória nas extremidades do corpo, indivíduos com Diabetes precisam tomar cuidado para não se machucar e com isso levar a um quadro de amputação. No inverno, também, costumamos ingerir alimentos mais calóricos e se juntarmos com a diminuição dos exercícios físicos, aumenta a glicemia.
A pele, o maior órgão do nosso corpo, também sofre durante esse período de baixa temperatura. Ela pode ressecar, devido à diminuição da hidratação e da sudorese, portanto o ideal é fazer uso de cremes hidratantes e manter o uso de protetor solar durante o dia. Evitar coçar a pele, para não causar feridas e infecções ou inflamações.

Com tudo isso, devemos continuar nossos cuidados durante o inverno, mantendo os exercícios físicos, alimentação saudável, usar roupas condizentes à estação, evitar aglomerações, beber a quantidade de água necessária, evitar ambientes fechados e tomar as medicações de uso contínuo corretamente.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba