Cuidados para evitar aglomeração no Laboratório são necessários
Devido à normas sanitárias, os cuidados internos tomados pelo Laboratório Municipal para a coleta dos exames da rede pública são necessários para evitar aglomeração, devido ao risco de contaminação da Covid-19.
Dentro da capacidade física do espaço interno, para evitar lotação, o atendimento vem sendo realizado de 10 em 10 pessoas, o que obriga os demais a permanecerem aguardando, na parte externa. Internamente todos os servidores do Laboratório cumprem o protocolo sanitário durante o atendimento.
A secretaria de Saúde informou que, em virtude da pandemia e para evitar aglomeração, diariamente são distribuídas 30 senhas de atendimento à população para a realização de exames de rotina. Além destes, os atendimentos de urgência são realizados diariamente, e devido à grande demanda, o Laboratório está atendendo três vezes mais que o preconizado para o momento. Contudo, é indispensável seguir as determinações sanitárias em todas as ocasiões.
No último dia 18 foram realizados 118 atendimentos e no dia 19 de agosto foram 134 munícipes atendidos no local. O serviço de coleta foi descentralizado, por isso, moradores de regiões mais distantes não precisam vir para o laboratório central realizar a coleta de seus exames. Os postos de coleta descentralizados atendem também nas unidades de Moreira César, Cidade Nova, Araretama e na coleta itinerante.