Cuidados para que o verão seja de sol e com responsabilidade

O verão é para muitas pessoas, sinônimo de férias, descanso e fuga da rotina. E muitas vezes não há horário para dormir ou acordar e nem para se alimentar. Mas isso não deve resultar em uma má alimentação.
Para não acabar com a curtição antes do esperado, é preciso ter atenção e se proteger do sol, da desidratação e de outros perigos que podem transformar seu divertimento em um verdadeiro pesadelo.
Com o calor, ocorre um efeito inibidor da fome e a desidratação. Para evitar esse problema, conversamos com a nutricionista Veridiana Martins, para darmos algumas dicas para você manter o equilíbrio, e a alimentação saudável no verão.

* Hidrate-se! No verão, com o calor a perda de água é maior, assim a necessidade de reposição também. Veridiana recomenda: “Tenha sempre uma garrafa de água perto, opte por sucos naturais, água de coco, chás gelados. E se atente também às bebidas com adição de açúcar. –

* Dê uma maior atenção às frutas, verduras e legumes”, disse. “Já que são alimentos refrescantes, com fácil digestão, fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além de auxiliar também na hidratação”.

* Se alimente de carnes magras que também são as mais indicadas, além de mais saudáveis, são melhores digeridas, evitando desconfortos.

* Prefira cereais integrais que combinam com pratos frios e saladas, no geral.

* Veridiana ainda disse que ao invés de sobremesas doces, escolha as mais refrescantes nos dias quentes, como frutas ou doces à base de frutas. Os mais indicados são: sorvete de fruta, salada de frutas, frozen, etc.
* Não deixe de realizar atividades físicas, e aproveite para praticar ao ar livre, seja em casa, na praia ou no parque.

* As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, além de serem ricas em calorias, são diuréticas o que compromete a hidratação.

* Aproveite os benefícios do sol, com atenção à exposição. E não se esqueça do protetor solar.

* E por último, mas não menos importante, a nutricionista disse que é importante dar atenção à qualidade dos alimentos. Evite consumo em quiosques e os vendidos por ambulantes sem a infraestrutura adequada. Muitos têm armazenamento inadequado e pouca higienização.
Seguindo essas dicas, o verão vai ser um sucesso!