Editorial : Cuidando de quem cuida
Unir esforços para melhorar o atendimento e os serviços da unidade de salvamento do município. Com esta proposta, representantes da prefeitura de Pindamonhangaba e do comando do Corpo de Bombeiros reuniram-se, recentemente.
Durante o encontro foram discutidas ações para melhorias na conservação predial da unidade – que receberá manutenção –, além da aquisição de uma nova unidade de resgate, para potencializar os serviços prestados no município.
Uma unidade de resgate é um veículo essencial para o atendimento pré-hospitalar para as vítimas de acidentes de trânsito ou outro tipo de trauma. A viatura possui equipamentos que permitem a prestação de procedimento de suporte básico de vida, proporcionando estabilidade e transporte adequado para a vítima até a unidade de emergência mais próxima.
Num município, o Corpo de Bombeiros é responsável pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição; pelo combate a incêndios; por resgatar vítimas de afogamentos; de incêndios e de acidentes; além da investigação sobre a origem dos incêndios (perícias) e conscientização da população em relação às medidas de segurança adotadas na prevenção de incêndios.
Ciente desse papel tão importante para a sociedade, investir em melhorias e tecnologias, como o uso de drones para auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiro é fundamental; e um alinhamento entre o Executivo e o Legislativo deve permitir essa ação.
Que outros investimentos para ações preventivas e emergenciais sejam conquistados pelo Corpo de Bombeiros e por instituições que defendem a preservação da vida!