Editorial : Cuidando, desde os pequenos detalhes
“Resgatar nossa história e respeitar o direito de as futuras gerações conhecerem sua própria história!”.
Este é o principal objetivo das ações de revitalização dos pontos históricos: imagens e esculturas do município de Pindamonhangaba.
Um dos últimos trabalhos foi a reforma de uma bica localizada no Parque Municipal do Trabiju. O local tinha algumas pastilhas soltas; já que o contato com a água danificava o mosaico. Foi necessária a construção de um novo mecanismo de drenagem com pedras para posterior recomposição das pastilhas.
A revitalização foi executada pela mesma artista que realizou a implantação do mosaico durante a construção da bica em 2015: Claudia Blanco.
O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma unidade de conservação, com uma das áreas mais preservadas e de alta diversidade de animais e de plantas no Estado de São Paulo – grande orgulho para os pindamonhangabenses – e tem acesso gratuito, aberto à visitação.
Entre os espaços e as peças restaurados recentemente estão: a imagem de Santa Terezinha e a de São Francisco; o busto do Dr. Cícero Prado e os monumentos em homenagem a Amácio Mazzaropi, aos Guardas de Honra de Dom Pedro, ao Barão Homem de Melo, a José Athayde Marcondes e a Imagem de Nossa Senhora Assunção, entre outros.
Revitalizar, preservar e cuidar do patrimônio histórico-cultural é papel do município. Zelar, apreciar sem destruir e denunciar casos de vandalismo também é papel do cidadão!