Editorial : De mãos dadas com o Terceiro Setor
Vemos nesta edição, que a Prefeitura fez o repasse dos valores arrecadados pelo estacionamento durante os festejos de aniversário da cidade, para diversas entidades do terceiro setor.
Essa iniciativa é importante pois é sabido que o Poder Público não está aparelhado para atender diretamente e suprir todas as demandas da população, que inegavelmente são sempre crescentes.
Assim, o reconhecimento da necessidade de se unir a membros da sociedade civil organizada, entidades de classe e organizações do terceiro setor para atuar junto ao Estado para auxiliá-lo a promover políticas públicas é fundamental. As organizações do terceiro setor auxiliam o Estado a dar concretude e dinâmica a determinadas políticas públicas.
Os termos “terceiro setor”, “organizações não governamentais (ONGs)” e “movimentos sociais” costumam ser confundidos na literatura, nas mídias e no senso comum. Na realidade, é difícil realizar estas definições sem esbarrar nos limites de um e de outro, vez que o terceiro setor pode se organizar das mais variadas formas: organizações voluntárias, ONGs, congregações, cooperativas, organizações de ajuda-mútua etc.
Assim, genericamente, podemos entender o terceiro setor como sendo as entidades sem fins lucrativos que tem expressão e atuação nas mais variadas áreas sociais, havendo diversas maneiras do Poder Público se relacionar com essas entidades.
Parcerias com entidades do terceiro setor são cruciais para a implementação de políticas públicas, já que muitas vezes essas entidades possuem conhecimento, capacidades e acesso aos cidadãos que governos não têm. Relacionamentos bem-sucedidos geram inegavelmente benefícios aos cidadãos que podem usufruir de serviços de qualidade.
É imperiosa a conclusão da importância do terceiro setor na implementação de políticas públicas, vez que os mais diversos tipos de organização podem desempenhar um papel fundamental junto às comunidades mais carentes, pelo conhecimento e experiência acumulados. Neste contexto, aplaudimos a parceria que é construída há anos, entre nossa gestão municipal e as entidades da cidade.