Defesa Civil Pindamonhangaba realiza campanha preventiva
Com o início da Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil de Pindamonhangaba em parceria com a DC Estadual, reforça a campanha de cuidados com as fortes chuvas deste período do ano, em que até março de 2023 são registradas inúmeras ocorrências relacionadas a tempestade e ventos fortes.
A campanha visa alertar a população do risco de permanecer em locais abertos sem abrigo seguro, e também do lazer em cachoeiras no município devido ao calor, onde há risco do evento conhecido como cabeça d’água, que é o aumento do volume de água do rio muito rápido (enchente) devido a chuva forte nos locais mais altos e nas cabeceiras dos rios.
Para tanto, foram instaladas diversas faixas nos “espaços legais” na região central, nas áreas rurais, na cachoeira dos Búfalos-Piracuama e na cachoeira da Macumba-Ribeirão Grande.
Segundo o diretor Michel Cassiano, as ocorrências nesta época do ano costumam trazer danos e riscos de acidentes. “Temos registrado em um único dia, 7 quedas de árvores e 13 pontos de quedas de barreiras no município. Orientamos que a população fique alerta e sempre busque abrigo seguro, e no caso de urgência, acionar a DC através do telefone 199”, destacou.