Proseando : Dentadura não morde

Será que você consegue encontrar a dentadura? Envie a resposta ao WhatsApp 99735 0611.

O avô era um homem que defendia os bons costumes. O desrespeito não podia, em momento algum, se manifestar no seio da família. Se ele presenciasse qualquer princípio de conduta inapropriada, interferia com rigor. Por sua vez, a avó era uma doçura. De tão doce que era se perdia nos agradinhos aos netos.

Certa vez, o avô ao se aproximar da mesa do almoço, viu a neta entretida com o celular, enquanto a avó lhe dava garfadas de comida. Num repelão, subtraiu o aparelho da menina.

— Quantas vezes eu já falei que não quero celular durante as refeições? Isso é falta de educação! E sua avó sabe disso.

A menina franziu o cenho, pensou um monte de coisas ruins e se levantou.

— Perdi a fome. Vou pro meu quarto.

O avô, segurando-a pelo braço, recolocou-a na cadeira.

— Seu quarto? Quarto você tem na sua casa. Vai ficar aqui sentadinha, quietinha, se alimentando sozinha. Não quero um grão de arroz no prato. Entendeu?

Depois de breve silêncio, a menina encheu os olhos de ternura e arriscou:

— Me devolve o celular, vô?

— Não. Só vou devolver se melhorar o seu comportamento. Toda vez que você vem nos visitar você exige que sua avó faça a comida que você quer. E você lava algum prato, algum talher? Não, você não lava nada. Só fica com a bunda no sofá e faz sua avó de empregada. “Vó, quero água! Vó, quero isso. Vó, quero aquilo!” Vê se cresce, menina, e deixa de ser folgada.

O avô queria apenas que a neta e os demais netos tivessem uma boa educação. Ele era um bom homem. Quando não o tiravam do sério, ele gostava de fazer charadinhas.

Em uma tarde de domingo, desafiou os oito netos na sala.

— Não sei onde coloquei a minha dentadura. Quem vai me ajudar a encontrá-la? Ganha um prêmio quem conseguir. Eu escrevi uns números nesse papelzinho, e esses números dizem onde está a dentadura. Mas não sei mais o que esses números significam.

Os números eram: 7, 5, 12, 1, 4, 5, 9, 18, 1

— Vô, aqui ta escrito alfanumérico. Mas só tem letras.

— Talvez isso ajude a decifrar esse enigma.

¬O papelzinho foi colocado sobre a mesa de maneira que todos pudessem analisá-lo. Meia hora depois, a dentadura foi encontrada.