DESCOBRINDO PINDA
Curiosidade da Pinda Bôa
Um dos rótulos, Alambique Pinda Bôa, está exposto no instituto Tomie Ohtake, por se tratar de um dos designs mais inovadores da época, e um dos primeiros no Brasil com uma garota pin-up.
O tradicional alambique Pinda Boa está localizado na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 3987, no bairro Ponte Alta, logo na entrada da cidade. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12. O telefone é o (12) 98122-1328.
Alambique Pinda Bôa tem muita história
Em 1952, aqui em Pindamonhangaba, começou a historia do Alambique Pinda Bôa, que foi fundado por Antenor Andrade, fazendeiro e empresário do Vale do Paraíba. De seu interesse pelo processo de fabricação artesanal de cachaça, à sua paixão em apreciar uma aguardente de qualidade rodeado de amigos, nascia o plano de começar sua própria fábrica e produzir uma cachaça artesanal de qualidade excepcional.
“Amamos o que fazemos e como fazemos: com precisão e cuidado artesanal, desde a escolha da cana-de-açucar à seleção das melhores madeiras para o armazenamento do produto final”, afirmou José Antenor Freire Andrade, de 86 anos, dono do Alambique Pinda Bôa. Hoje, a terceira geração está dando continuidade a esse sonho.
Para quem gosta de ter um contato direto com o campo, caminhar pela natureza e conhecer de perto o processo de fabricação da tradicional e conceituada cachaça, o Alambique Pinda Bôa é um ótimo lugar para visitar e obter experiências memoráveis.
No momento, o estabelecimento está reformando alguns espaços, e por isso não estão sendo realizados muitos eventos e não tem nenhuma programação especial para esse mês. Entretanto, o local está aberto à visitação e o proprietário José Antenor reforça o convite.
‘A previsão de término das obras aqui no Alambique Pinda Bôa, é em julho deste ano, mas mesmo assim estamos abertos ao público”, afirmou.
Na propriedade existem diversas instalações como uma lojinha e um engenho da década de 1950 que é utilizado até os dias de hoje para fabricação da cachaça, que fica armazenada nos barris de carvalho europeu como a amendoeiras, amburana, entre outras.