“Desenvolve Vale” define agendas iniciais da região
O “Desenvolve Vale” definiu duas frentes de trabalho prioritárias para o segundo semestre de 2019: a primeira é a criação de um canal de contato permanente com o Poder Público, a fim de subsidiar discussões com impressões da classe produtiva; a segunda é iniciar um levantamento sobre as potencialidades de cada uma das cidades e sub-regiões da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a RMVale, com o objetivo de criar uma apresentação institucional para atração de novos investimentos e negócios às cidades.
O grupo, composto inicialmente por 15 empresários dos setores produtivo, industrial e de serviços, realizou a primeira reunião de trabalho no dia 1º de agosto (quinta-feira), no Golden Tulip São José dos Campos. Na ocasião, eles receberam o deputado federal Eduardo Cury (PSDB), com quem discutiram a sequência da Reforma da Previdência e detalhes da Reforma Tributária, que será debatida no Congresso Nacional ao longo do segundo semestre de 2019.
Coordenando os trabalhos, Kiko Sawaya apresentou uma pauta com temas que vão conduzir algumas das ações do Desenvolve Vale ao longo dos próximos anos, a partir de impressões e demandas colhidas anteriormente com os conselheiros.
Especialmente na questão do potencial da região, é consenso entre os integrantes que a RMVale carece de um trabalho de divulgação, já que muitos investidores desconhecem a região. “Essa divulgação precisa considerar as vocações e o contexto das cidades que integram a RMVale. Por isso, vamos trabalhar ao lado de cada uma das cidades, observando que tipo de crescimento é mais viável e respeita as características e a cultura da localidade”, explica Kiko.
A partir desse levantamento, será possível identificar investidores no Brasil ou no exterior, indicando a eles composições regionais, com empresários locais, para a consolidação de novos negócios. “Nosso foco é gerar empregos e renda de forma sustentável, pois os empresários são os principais agentes no fortalecimento da economia, e nós precisamos reconhecer essa importância”, afirma Kiko.