Editorial : Desenvolvimento econômico
Diversos índices comprovam que um município está se desenvolvendo economicamente; um deles é o crescimento na construção civil. Mas, para que haja um crescimento adequado e ordenado é necessário que também haja a desburocratização de processos.
Em Pindamonhangaba, a prefeitura divulgou que em cinco anos, mais de seis mil projetos e 10 novos loteamentos foram aprovados.
Além disso, atualmente, estão em análise 14 projetos de novos loteamentos – que devem gerar mais de três mil imóveis.
Segundo a secretaria de Planejamento, “os profissionais envolvidos nesses processos estão empenhados em proporcionar um ambiente favorável para receber investidores, empreendedores e atender com qualidade os munícipes”.
O resultado foi um aumento de 53% em aprovação de projetos de construção residencial, comercial e industrial no município.
A digitalização dos processos por meio da plataforma 1Doc, por exemplo, foi um dos fatores que contribuíram para esse resultado.
Com a implantação do protocolo digital, o processo corre de forma dinâmica e há interação das equipes com engenheiros e arquitetos, por exemplo.
Com esse aumento de 53% nas aprovações de projetos, há aquecimento na economia, movimentando o ramo da construção civil; o comércio de materiais de construção; o mercado de profissionais da engenharia; a geração de tributos; os registros em cartório – o que impacta diretamente na geração de renda e no desenvolvimento da cidade.