Dia da Água leva conscientização na praça Monsenhor Marcondes

Recurso natural vital e finito, a água tem seu dia mundial comemorado em 22 de março. Pindamonhangaba lembrou da data e aproveitou para realizar um evento educativo e de conscientização na Praça Monsenhor Marcondes.
Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Casa Verde (Secretaria de Educação e Cultura), Apta – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Uninter, Sabesp e Condema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – realizaram ações, doação de mudas, recolhimento de óleo usado e de pilhas e baterias inservíveis, jogos e outras atividades com o público que passou pelo local.
A Escola Municipal Professora Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, localizada no bairro Boa Vista, levou 140 alunos para visitarem e aprenderem no evento. “As crianças adoraram, ficaram muito entusiasmadas”, contou a gestora da unidade, Kristiane Fernandes Marins da Luz. Ela destacou que a ação em que os alunos mais se engajaram foi a coleta do óleo, pilhas e baterias, e que levaram tantos materiais para doar, que foi necessário um transporte à parte.
Para a gestora, atividades como essa são de grande importância para a formação das crianças. “O trabalho de conscientização da preservação da água é realizado constantemente, e a oportunidade de participar do evento veio acrescentar e reforçar tudo que as professoras trabalham em sala”, afirmou Kristiane.

Trabalho de Conscientização

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1992, e visa a ampliação da discussão sobre esse tema tão importante. A ONU, inclusive, estima que, até 2025, cerca de dois terços da população mundial estarão carentes de recursos hídricos, sendo que cerca de 1,8 bilhão enfrentarão severa escassez de água. Na metade do século, quando já seremos 9 bilhões de habitantes do mundo, 7 bilhões enfrentarão a falta do recurso em 60 países. A água, portanto, já é motivo de conflitos em várias regiões do mundo.
Para a responsável pela Casa Verde e presidente do Condema, Adriana Nogueira, o evento veio como uma forma de conscientizar a população sobre a importância de se utilizar a água com responsabilidade. “Sentimos que fizemos nossa parte. Por meio de jogos, as crianças são envolvidas e aprendem lições que levarão aos pais, amigos e para a vida toda. A situação da água é preocupante, e as pessoas só se preocupam com esse recurso natural quando o perdem, como é o caso dos períodos de seca, por exemplo. Precisamos mudar a consciência dos adultos e formar as crianças para que usem a água com sabedoria”, analisou.

Imagens: Akim/AgoraVale
  • Crianças da Rede Municipal de Ensino participaram das atividades na principal praça da cidade