Editorial : Dia de São Valentim, Dia do Amor

Hoje é Dia de São Valentim e tanto na Europa como nos Estados Unidos, comemora-se o Dia dos Namorados. No Brasil, o dia é comemorado no dia 12 de Junho, mas nada impede que declaremos nosso amor aqueles que são importantes para nós.

E você sabe como isso foi criado?

Ainda no Império Romano, todos os anos, em meados de fevereiro, era celebrado o festival da Lupercália, em comemoração à fertilidade e à chegada da primavera.

O evento servia para que a população rezasse por seus pastores e pedisse a bênção de boas colheitas nos meses que se seguiriam. Como os romanos eram pagãos, ou seja, acreditavam em vários deuses, a festa ganhou o nome de Lupercália porque era em homenagem ao deus Lupercus.

Durante a Lupercália, rapazes sorteavam de dentro de um jarro o nome da moça que seria sua companheira durante o festival e nas demais festas ao longo do ano. Muitos desses pares acabavam se apaixonando e, depois, se casando.

Atualmente, a data é uma oportunidade para os apaixonados renovarem seus votos de amor…

Acredito que sempre é tempo do amor, de se querer bem e cuidar daqueles que amamos, sejam nossos companheiros, filhos, nossos pais, amigos, nossa família…