Editorial : Diálogos, acolhimento e muita vida

Sessenta e um. Este é o número exato de servidores convocados, pela secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba, para o cargo de diretor de escola.

Em cerimônia realizada esta semana, eles foram empossados; receberam certificados e as boas-vindas.

Com uma palestra pra lá de encantadora e descontraída, o neurocientista Fernando Lauria – de volta ao município – abordou temáticas como esperança, parceria, diálogos, acolhimento, encontros e muita vida… Como as escolas pedem. Como as escolas devem ser. Como as escolas têm sido!

“E o mundo inteiro está com a gente vibrando. A nossa torcida é pela vida. E a gente vai conseguir cantando. Cuida do jardim pra mim deixa a terra florescer. Pensa no filhote do filhote que ainda vai nascer”…

É preciso cuidar dos jardins para que a vida volte a florir!

Que este cuidado seja de cada um. Seja de todos nós.

Embora poética, há muito mais que poesia na letra dessa música: há verdades ditas em forma de verso – que é para fixar na memória – e nas ações de cada um.

As escolas de Pindamonhangaba vêm sendo estruturadas para melhor atender à comunidade escolar e avançar ainda mais para uma educação de qualidade.

Se a educação transforma as pessoas, as escolas e os educadores são peças fundamentais nessa engrenagem que conduz o mundo a um novo patamar: o do cuidado mútuo. Da empatia. Da cidadania. E da equidade.