Dinheiro extra sempre cai bem, mas gastar com inteligência é ainda melhor

Com a proximidade do pagamento da segunda parcela do 13º salário para a maioria dos empregados brasileiros – a data limite é dia 20 de dezembro -, é importante avaliar quais são as necessidades e pensar bem o que fazer com esse valor.

Para o Secretário de Finanças e Orçamento da Prefeitura de Pindamonhangaba, Cláudio Marcelo de Godoy Fonseca, é importante identificar essas necessidades. “Se for para amortizar suas dívidas, é preciso saber esse valor, tentando quitar todo o valor ou uma parte. Ou ainda guardar uma parte desse recurso, se preparando para várias despesas que sempre devem ser pagas no início do próximo ano, como IPTU, IPVA ou ainda a primeira parcela de contas feitas no cartão de crédito no ano anterior”, salientou.

Mas tem pessoas com um perfil que não tem contas a pagar. Ótimo! Agora é hora de fazer ou aumentar sua reserva financeira, seja ela em investimentos financeiros, seja em uma poupança ou fundos de previdência, fazendo um aporte extra. “Nesse aspecto, os fundos de previdência representam uma ótima opção, abatendo na declaração do imposto de renda do ano seguinte”, explicou o secretário.

Fonseca atuou por mais de 28 anos no mercado financeiro e por isso enfatizou que as instituições bancárias são bem indicadas para orientar esses investimentos.

Ele ainda salientou que apenas uma parte desse dinheiro deve ser aplicada nesse aporte. “A outra parte você pode utilizar na compra de presentes, muito comum nessa época do ano”, disse.

Ainda temos consumidores em uma situação mista, com poucas dívidas e ainda com dinheiro para guardar. Fonseca aconselha que 10% do valor recebido seja reservado e o restante seja distribuído para pagar as dívidas mais altas, como o cartão de crédito, que normalmente apresenta os juros mais altos.

E tentar começar 2023 com o orçamento mais em dia, até porque esse valor extra não resolve completamente a vida financeira de ninguém. Faça um planejamento financeiro, tentando controlar seus gastos e estipulando metas.

Trabalhadores fazem planos para dinheiro extra

Para a maioria dos trabalhadores, o décimo terceiro salário representa um respiro a mais neste fim de ano. O dinheiro extra faz diferença na hora de fechar a conta dos gastos.
De acordo com pesquisas de diversos órgãos do setor, boa parte dos consumidores usa o bônus de fim de ano para pagar dívidas, e outra parte utiliza para compras de Natal.

  • Divulgação Secretário de Finanças, Cláudio Fonseca
  • A costureira Sandra Cristina, de 40 anos faz parte do primeiro grupo e vai usar o décimo terceiro salário para quitar algumas dívidas. “Durante o ano, a gente acaba acumulando uma continha aqui, outra ali. Então eu aproveito esse ‘dinheirinho’ a mais para pagar tudo e virar o ano ‘no azul’”, destaca ela.
  • Já a atendente Camila Nascimento, de 41 anos, prefere usar o décimo terceiro para se divertir. “Se for contar com o orçamento do mês, é muito difícil sobrar alguma coisa pra gente viajar, passear com a família. Então eu reservo a maior parte do décimo terceiro para o lazer. É o momento de sair um pouco e me divertir com as pessoas que eu amo, para recarregar as energias e começar o novo ano renovada”, enfatiza.