Disk 0800, Ouvidoria e 153 recebem mais de 8 mil atendimentos em 15 dias

Visando praticar uma melhor comunicação, a Prefeitura de Pindamonhangaba vem utilizando todos os canais para transmitir e receber informações no cenário atual de pandemia e enfrentamento ao Covid-19. Em apenas 15 dias, no período de 23 de março a 7 de abril, os canais “0800”, Ouvidoria e o 153 realizaram 8.311 atendimentos. Com a união do departamento de Tecnologia da Informação e da Ouvidoria e a colaboração de diversos servidores, os canais têm atendido a população das 8 às 20 horas e o aplicativo E-Ouve funciona 24 horas por dia, recebendo denúncias e reivindicações.

Canal  153 = 5.080 Registros
Canal Disk Corona – Dúvidas Saúde = 1.949 Registros
Canal E-Ouve / Ouvidoria  = 829 Registros
Canal Disk 0800 – Ação Social = 393 Registros
Canal Disk 0800 – Doações = 080 Registros
TOTAL: 8.331

Implantado em 23 de março, o “Disk Coronavírus”: 0800 878 9629 iniciou as atividades esclarecendo as dúvidas e orientando a população quanto ao atendimento médico e assuntos relacionados à saúde.
Além dos enfermeiros e profissionais da saúde que realizam o atendimento pelo 0800, os serviços contam com a presença e orientação de profissionais médicos. Mariah Prata, pneumologista da rede pública de saúde de Pindamonhangaba, é umas das profissionais que participa deste trabalho. “Está sendo uma ação muito válida, pois estamos na retaguarda e qualquer dúvida que as profissionais têm, nós podemos esclarecer na hora e em muitos casos até conversamos diretamente com os pacientes, tranquilizando-os e transmitindo as informações corretas”, afirmou a médica.
Com o aumento da demanda, o ‘Disk 0800’ passou a receber também denúncias de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais e prática de abusos de preços. Também foi criado o canal para informar a população sobre assuntos relacionados a assistência social e auxílios e outro para receber notificações de doações para o Fundo Social de Solidariedade, abrigo para moradores de rua e colaboração para o Abrigo de Animais.
E-Ouve e 153 – Outro canal de participação popular direcionado neste momento pela Prefeitura é o aplicativo E-Ouve, da Ouvidoria e o Disk Denúncia 153, também estruturado para receber as denúncias sobre o Coronavírus e infrações aos decretos publicados pela Prefeitura.
Participam deste trabalho diversos servidores públicos e comissionados que realizam o trabalho na central ou em home office. “Em um momento em que o atendimento presencial é prejudicado, não medimos esforços para colocar toda a tecnologia à disposição da população”, afirmou Danilo Velloso, secretário adjunto de Administração e responsável pelo TI da Administração. “Um dos pilares da gestão do prefeito Isael é a inovação e a humanização. Com isso, foi criado um call center que inova ao descentralizar o atendimento, utiliza de meios de última geração, mas sem esquecer o atendimento individualizado da população”, destacou.
Diferentemente do que muitos pensam, o call center não se trata de um serviço automático com gravações e respostas padrão. Pelo contrário, são funcionários de diversas secretarias da Prefeitura de Pindamonhangaba que se voluntariam para ajudar o município e a população neste momento delicado. Parte dos atendimentos é realizada fisicamente nas centrais, outra parte é possível pelo servidor em home office.
Para o voluntário Ricardo Flores, secretário adjunto de Habitação da Prefeitura, a nova forma de trabalhar é gratificante. “Uma maneira de ajudar os munícipes é anotando as denúncias e orientando da melhor forma. É um grande desafio, mas tentamos transmitir o máximo de informações possíveis aos solicitantes”.
Assim como ele, o ouvidor da Prefeitura, Evandro Gomes, relata a importância de fazer parte do Disk Denúncia. “A grande motivação que eu tive foi o amor ao próximo. Um momento tão difícil em que estamos passando é muito importante proteger e ajudar o outro, como um ato de salvar vidas.”
A funcionária Chris Suttani, da Secretaria de Governo, também faz parte da equipe e conta que alguns atendimentos são mais complexos que outros. “Mesmo sendo difícil é uma boa forma de ajudar. As pessoas estão sob pressão e preocupadas e acabam criando confusões. Nosso papel é orientar porque o grande propósito do ‘Disk’ é justamente garantir a segurança delas”.
Entre as duas centrais, por dia são cerca de 350 ligações, com pedidos e dúvidas dos tipos mais variados possíveis. “É um momento de muita incerteza, muito nervosismo e informações desencontradas. O que buscamos fazer é esclarecer cada detalhe do morador e orientar da melhor forma possível para tranquilidade dele e da família. Trabalhamos com muita dedicação aqui e sempre prontos para atender da melhor maneira possível”, resumiu o diretor de Atenção Especial, José Carlos Pinto.
Outros canais – Além destes canais, a prefeitura divulga o boletim epidemiológico diariamente às 18h e atualiza o site oficial www.pindamonhangaba.sp.gov.br com todas as informações sobre o tema. O Facebook e o Instagram oficiais da Prefeitura também são canais de comunicação, atualizados várias vezes ao dia, para que toda a população fique informada e fuja das fakenews.

 

  • Participam servidores públicos e comissionados, realizando o trabalho na central ou em home office - Créditos da imagem: Divulgação